Estilista Alexandre Herchcovitch deixa grife que levava seu nome após 23 anos

Desligamento era dado como certo entre os fashionistas

por Agência Estado 24/02/2016 09:00
Miro/divulgacao
(foto: Miro/divulgacao )
O estilista Alexandre Herchcovitch anunciou nessa terça, 23, sua saída da direção criativa da marca que leva seu nome, criada há 23 anos. O desfile da Herchcovitch; Alexandre na última São Paulo Fashion Week, em outubro de 2015, teve tom de despedida e, entre os fashionistas, o desligamento já era dado como certo. Isso porque o contrato do estilista com o grupo InBrands, ao qual pertence a marca, estava para acabar e sua permanência não havia sido acertada.

Um dos maiores conglomerados de moda do País, a InBrands é dona ainda das marcas Ellus, Richards, VR, Salinas e Bobstore e da Luminosidade, empresa que realiza a SPFW. O grupo comprou a Herchcovitch; Alexandre em 2008 e desde então detém os direitos do nome do estilista. Agora, com seu desligamento, ele não poderá usar o nome da marca nem o seu. Os problemas com a renovação do contrato se deram por causa de uma negociação financeira, já que não se chegou a um acordo entre o proposto pelo grupo e o desejado pelo estilista. Cogitou-se ainda a participação de Herchcovitch em projetos de outras marcas masculinas do conglomerado, o que, pelo visto, não se concretizou. Ontem, executivos da InBrands se reuniram para definir os rumos da grife.

A principal dúvida é sobre quem assumirá o lugar do criador da marca. O nome de Rodolfo Souza, atual estilista da Ellus, que já foi assistente de Herchcovitch, aparece como aposta entre os especialistas do mercado.

Não por acaso, em sua última coleção para a grife, que chega às lojas em março, Herchcovitch fez uma releitura da própria obra. As camisolas de tricoline de cashmere com seda e fitas de gorgurão, por exemplo, remetem às que ele apresentou em seu desfile de formatura há duas décadas. A estética dark, meio underground, o fetichismo e uma série de provocações, como uma modelo com parte do rosto coberto por uma balaclava, também rememoraram a trajetória do estilista.

"Sempre tive coragem para fazer o que estava na minha cabeça. Isso ajudou a perpetuar a minha marca. Muita gente foi engolida por essa máquina que é ter que fazer desfile, que é uma exposição violenta", disse em entrevista ao Estado, em abril do ano passado.

Futuro

Herchcovitch prepara para o fim de março o lançamento do reality show Corte e Costura, do canal Fox Life, em que tem a missão de criar um look do zero para um desconhecido, em 48 horas, com equipe e orçamento enxutos. O estilista deve se dedicar ainda ao design de produtos e parcerias, pois já possui linhas de decoração, roupas de cama e óculos, entre outras. "Dois momentos foram cruciais na minha trajetória. Primeiro, quando decidi trabalhar com moda e depois quando entendi que posso ir além dela e ser um designer abrangente", disse na entrevista de 2015 ao jornal O Estado de S.Paulo.

MAIS SOBRE MEXERICO