Crise faz reduzir gravações de novelas fora do Brasil

Paisagem brasileira substitui locações no exterior. Em 'Velho Chico', novo folhetim do horário nobre, sertão nordestino tornou-se cenário da trama

por Agência Estado 17/02/2016 15:19
Gshow/Reprodução
Rodrigo Santoro assume o papel de Afrânio em 'Velho Chico' (foto: Gshow/Reprodução )
Ainda é só um alerta, porém, se o enredo permite, como é o caso da novela global Velho Chico, a ordem é economizar e reduzir locações no exterior. Assim, o sertão nordestino, que não deixa nada a desejar com relação a lugares espetaculares mundo afora, tornou-se cenário da trama que substitui "A Regra do Jogo" no horário nobre da emissora carioca.

Os canais sabem, no entanto, que mostrar locais que vivem no imaginário do telespectador, como Paris, por exemplo, acaba gerando interesse e audiência. Não é à toa que incontáveis novelas tiveram cenas gravadas no exterior, principalmente no começo dos folhetins.

Recentemente, a Austrália serviu de cenário para Totalmente Demais, novela das sete da noite da Globo. As equipes de filmagem, produção e parte do elenco ficaram onze dias no país, onde foi montado um verdadeiro set. Foram levadas 17 malas com itens de figurino, produção de arte, cenografia e caracterização Por lá, eles ainda contaram com o apoio de 70 produtores locais e aproximadamente 80 figurantes.

O arquipélago Hamilton Island, onde fica a tradicional Grande Barreira de Corais e a cidade de Sydney foram os locais escolhidos.

E as viagens não são só bonitas para quem assiste. Fábio Assunção, que vive Arthur na novela das sete da Globo, destaca que gosta das viagens pela oportunidade de unir trabalho e lazer "Fomos muito bem recebidos. A Austrália tem uma energia única. Eu sempre tive muita vontade de conhecer o país. Misturar a equipe australiana com a brasileira deu muito certo", conta o ator.

A atriz Alice Wegmann, que esteve na pele de Cecília na série "Ligações Perigosas", também compartilha da opinião de Fábio. Ela e parte do elenco foram à Argentina a trabalho.

"Ficamos por lá duas semanas. A primeira em Puerto Madryn, na região da Patagônia, e a segunda em Concepción del Uruguay, ambas na Argentina. Fiquei encantada com as locações, principalmente com as de Puerto Madryn. Gravamos em uma reserva ambiental. De um lado era praticamente um deserto e, do outro, o mar, cheio de baleias. Me peguei de boca aberta algumas vezes, impressionada com a beleza dos lugares. Foi uma experiência única", enfatiza ela.

Instagram/Reprodução
Os Dez Mandamentos, da Record, escolheu o Chile para rodar algumas sequências (foto: Instagram/Reprodução)
Em Babilônia, do ano passado, as primeiras cenas foram gravadas com Glória Pires e Cássio Gabus Mendes no famoso restaurante La Tour D'Argent, em Paris, na França. Durante três dias, uma equipe de quase 50 pessoas, entre produção local e da novela, gravou também no Jardim de Luxemburgo, Place des Vosges, Ponte Bir Hakeim e Museu Rodin. No total, foram oito locações em 72 horas. Para a captação das primeiras imagens da novela, que começou em Dubai, com quatro dias de gravação, e terminou em Paris, só a equipe de figurino levou 19 malas com peças para figuração e elenco. Em Dubai, gravaram Adriana Esteves, Sophie Charlotte e Tuca Andrada.

"Foi uma viagem rápida e intensa, com cenas importantes. Fizemos gravações incríveis e em locações nem sempre exploradas", diz o diretor Dennis Carvalho.

Já Alexandre Avancini, diretor de Os Dez Mandamentos, da Record, escolheu o Chile para rodar algumas sequências. "Nosso maior desafio era encontrar um rio que se assemelhasse ao Nilo, no Egito, com características de deserto, e alguma vegetação", explica ele. O local eleito como "substituto" do Nilo foi o Rio Loa, no deserto do Atacama.

MAIS SOBRE MEXERICO