Jovem perde (e recupera) violino Stradivarius avaliado em R$ 10,5 milhões

Musicista deu falta do instrumento raro durante viagem de trem na Alemanha

07/01/2016 19:32

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
AFP PHOTO/DON EMMERT
Na foto, exemplar produzido por Stradivarius em 1734 (foto: AFP PHOTO/DON EMMERT)
Uma jovem violinista que esqueceu um Stradivarius num trem regional alemão conseguiu encontrar o valioso instrumento, anunciou a polícia nesta quinta-feira, 7. Na última terça-feira, a jovem havia esquecido seu violino no maleiro do vagão do trem em que viajava de Mannheim a Saarbrücken (sudoeste), informaram as autoridades.

Os agentes, alertados pela jovem começaram a busca pelo objeto fabricado em 1727 no ateliê de Stradivarius e cujo valor está estimado em 2,4 milhões de euros (10,6 milhões de reais). O trem proveniente de Mannheim continuou até Koblenz e Saarbrücken, onde o vagão em questão foi unido a outro trem que voltava a Mannheim.

"Um minuto antes da saída do trem, o violino foi encontrado na última cabine (do vagão) e a jovem, aliviada, pode recuperá-lo após verificarem que o instrumento pertencia a ela", explicou a polícia.

Dos cerca de mil violinos que Stradivari fabricou, cerca de 500 ainda existem no mundo. Famosos por sua qualidade, podem chegar a ser vendidos por vários milhões de dólares.

Um deles, o "Lady Blunt", de 1721, foi vendido em Londres por 11 milhões de euros em 2011 num leilão em prol das vítimas do tsunami no Japão. Cerca de vinte instrumentos feitos por Antonio Stradivari foram roubados e até hoje não foram encontrados.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE MEXERICO