Lívia e Lorenzo são os finalistas do MasterChef Júnior Brasil

Favorita ao prêmio, Sofia deixa a competição junto com a caçulinha Ivana. Ex-participantes do MasterChef adulto foram ajudantes dos pequenos

por Diogo Carvalho 09/12/2015 10:44
 Band/Divulgação
Ex-participantes da segunda edição do MasterChef foram convidados para ajudar os pequenos. As duplas foram Lívia e Fernando, Lorenzo e Raul, Ivana e Izabel, Sofia e Jiang (foto: Band/Divulgação)
Agora, falta apenas uma prova. Eis que a concentrada Lívia, 12 anos, e o confiante Lorenzo, 13 anos, vão se enfrentar na grande final do primeiro MasterChef Júnior Brasil. A dupla acabou deixando para trás a favorita ao prêmio, Sofia (12), e a caçulinha Ivana (9) na semifinal do reality gastronômico, transmitida na noite desta terça-feira na Band.

Na primeira prova do episódio, os quatro semifinalistas foram desafiados pelo trio de jurados a elaborar um menu de três etapas com bananas: Erick Jacquin pediu um Brandade de bacalhau com chips de banana como entrada; Henrique Fogaça solicitou uma Moqueca de banana de principal; enquanto Paola Carosella os desafiou a preparar uma cartola - sobremesa tipicamente pernambucana, com banana, queijo manteiga, açúcar e canela.

A surpresa do episódio foi que os quatro semifinalistas da segunda edição do MasterChef adulto foram convidados para atuar como ajudantes dos minicozinheiros no preparo do menu. A escolha das duplas foi através de sorteio: a campeã Izabel ficou com Ivana, Raul ajudou Lorenzo, Jiang deu suporte a Sofia e Fernando foi parceiro de Lívia.
A prova foi um presente para os fãs do reality, que puderam ver alguns de seus participantes favoritos de volta à ação. Raul, sempre brincalhão, tirou onda com os jurados. Jiang, sempre calma e atrapalhada. Enquanto Izabel e Fernando se mostraram muito mais seguros e serenos.

Contrariando as expectativas de que a dupla Sofia e Jiang sairia vencedora, foi a equipe de Lívia e Fernando que surpreendeu os jurados. Com o resultado, Lívia conquistou a imunidade e garantiu a primeira vaga na grande final, que será disputada na próxima semana.

Para a prova eliminatória, Lorenzo, Sofia e Ivana poderiam escolher entre uma gama de frutos do mar - mexilhões, vieiras, peixes, camarões, lagostas - quais seriam as estrelas de suas receitas. Os três resolveram apostar nas vieiras grelhadas, mas Lorenzo foi além e ainda trabalhou com uma lagosta. Com os pontos certos e acompanhamentos "perfeitos", segundo os jurados, os pequenos tiveram seus melhores desempenhos na competição até então. Sobraram para o prato do garoto os maiores elogios. Com isso, Lorenzo ficou com a segunda vaga da final.

Em entrevista ao portal da Band, o garoto lembrou da surpresa do anúncio: "Eu não estava acreditando naquilo. Fiquei uns cinco segundos olhando para o nada, pensando: 'Será que é verdade?'. Não é que eu não confie em mim, mas as chances de sair eram maior do que as chances de ficar, pela segunda vez no programa". 

Despedida

Apontada pelo público como a favorita a vencer esta edição - ela venceu TODOS os desafios das Caixas Misteriosas -, Sofia (a dona do "colar da sorte") comentou que aprendeu muito na disputa: "Eu levo do programa que você deve confiar em você e quando não der certo, bola para frente. Assim, você só vai levar coisas boas para a vida, para os seus pais, para os seus amigos, para a sua família. Eu estou orgulhosa de mim porque eu consegui entrar e cheguei até aqui". 

A caçula (e maior chorona) da versão kids do MasterChef, Ivana surpreendeu por ir tão longe com apenas 9 anos. "O mais legal que acontece aqui foi eu conhecer os amigos que conheci, aprender as coisas que eu aprendi e ainda conhecer aos chefs. E eu ainda consegui apertar a bochecha do Jacquin", brincou. 

A grande final do MasterChef Júnior Brasil - na qual Lorenzo e Lívia deverão montar um menu completo livre, com entrada, principal e sobremesa - será realizada na próxima terça-feira (15), às 22h30, na Band.  Programa também tem transmissão simultânea no aplicativo da emissora, a partir das 21h30.

MAIS SOBRE MEXERICO