Modelo diz que fama nas redes sociais é destrutiva e abandona milhares de seguidores

Essena O'Neill revela bastidores das fotos perfeitinhas que conquistam likes e desafia internautas a se desintoxicar do fascínio por celebridades

por Bossuet Alvim 03/11/2015 18:12

"Tirei mais de 100 em poses parecidas tentando disfarçar minha barriga. Quase não comi no dia. Cheguei a gritar com minha irmãzinha para continuar tirando, até que eu ficasse orgulhosa do resultado". A descrição deprimente é legenda de uma foto da modelo Essena O'Neill no Instagram. A imagem, contudo, é daquelas que nos acostumamos a chamar de "deslumbrantes": a jovem aparece bronzeada, com um corpo curvilíneo, dentes perfeitos em um lindo sorriso e nenhuma gordura aparente.

Instagram/Essena O'Neill/Reprodução
''Felicidade baseada em estética vai sufocar seu potencial'', avisa ex-celebridade da internet (foto: Instagram/Essena O'Neill/Reprodução)
Desde o fim da semana passada, a australiana de 18 anos vem mostrando a seus milhares de seguidores em redes sociais que, ao contrário do que as aparências indicam, não leva uma vida sorridente e alto-astral. Não se trata de autoindulgência: Essena que provar ao mundo que ser uma celebridade da internet é um processo destrutivo e infrutífero.

 

Veja as fotos de Essena com legendas que criticam busca pela fama

Ela apagou a maioria das imagens na conta do Instagram, mas fez questão de manter algumas para revelar aos seguidores o processo, muitas vezes torturante, por trás de cada clique.

 

As selfies de biquíni e lingerie, antes com legendas banais, tiveram as descrições reeditadas para mensagens que tratam sobre autoconhecimento.

 

"Eu estava com espinhas nesse dia, então usei um montão de maquiagem. Estava sorrindo porque achei que ficaria bonita assim. Felicidade baseada em estética vai sufocar seu potencial aqui na Terra", diz uma delas.

Vimeo/Essena O'Neill/Reprodução
De cara limpa, Essena desafia jovens a uma semana sem redes sociais: ''sensação de poder'' (foto: Vimeo/Essena O'Neill/Reprodução)
Despida de deslumbramento
"Tive tudo que sempre quis. Agora que cheguei até aqui, vejo que era tudo falso", escreve a — agora não mais — it girl. "É mais fácil olhar para coisas bonitas e brilhantes, que parecem felizes, do que parar e ser honesto consigo mesmo", reflete a jovem. O nome do perfil no Instagram foi trocado para "Redes sociais não são a vida real", lema do projeto que O'Neill divulga agora para desfazer a impressão de que ser famoso é algo positivo. "Vamos ser a mudança", ela convoca no site oficial.

 

Instagram/Essena O'Neill/Reprodução
''Eu finalmente acordei, enxerguei mais, ouvi mais'', diz modelo sobre vida sem obsessão pela fama (foto: Instagram/Essena O'Neill/Reprodução)
Essena dedica o processo de desconstrução da beldade na internet à menina que ela mesma foi aos 12 anos. "Apesar de ter 500 mil seguidores, eu ainda me sentia como aquela garotinha. Passava horas observando as vidas perfeitas que outras pessoas levavam e sofria para fazer minha vida parecer quase tão boa quanto", ela admite. "Acho que consegui. É extremamente estúpido", acrescenta.

No site dedicado à desintoxicação do fascínio pela fama, a australiana desafia seus leitores. "Você pode não saber do seu poder; eu ainda estou descobrindo o meu, mas quando você entender, vai ficar maluco. Será brilhante".

O primeiro passo, ela propõe, é desligar-se temporariamente do mundo que, por tanto tempo, foi essencial para ela. "Meu primeiro desafio para vocês é ficar longe das redes sociais por uma semana. Use seu telefone apenas para mandar mensagens aos seus amigos. Sem Instagram, Tumblr, Youtube, Facebook, Twitter ou qualquer outra coisa", ela recomenda.

"Minha vida toda mudou quando eu fiz isso. Eu finalmente acordei, enxerguei mais, ouvi mais, tive mais tempo, me descobri sendo mais e mais criativa, menos estressada, mais feliz e com uma nova sensação de poder", descreve a modelo.

MAIS SOBRE MEXERICO