Sexo, mentiras e tiro no último capítulo de 'Verdades Secretas', exibido nesta sexta-feira

Novela de Walcyr Carrasco desafiou público conservador com tramas ousadas e cenas impactantes

por Diário de Pernambuco 25/09/2015 10:38

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
GShow/Reprodução
Angel (Camila Queiroz) flagrada na cama com Alex (Rodrigo Lombardi) por Carolina no penúltimo capítulo (foto: GShow/Reprodução)
'Verdades secretas' mostrou uma nova forma de fazer novela. Primeira trama original da faixa das 23h da emissora - antes, só eram remake, como ' Gabriela' e 'O rebu' -, a novela de Walcyr Carrasco aproveitou a brecha cedida pelo horário e apresentou uma temática densa, repleta de polêmicas, cenas de sexo e consumo drogas. Em 64 capítulos, a trama ignorou o conservadorismo ditador da teledramaturgia brasileira ao retratar uma série de conflitos e personagens com valores controversos.

O principal diferencial foi o formato curto, com quatro capítulos semanais exibidos em três meses. Com profundidade ou não, 'Verdades secretas' passou por assuntos como prostituição, moda, drogas, relações familiares, alcoolismo, aborto e homossexualidade. Não cansou o público com "barriga", apesar de adiar a descoberta do mistério central, tendência das novelas mais longas. Bem construídos, os episódios apresentaram ganchos elaborados, fotografia em sintonia com o drama e uma linguagem mais madura. Retratou um universo de adolescentes misturado ao de adultos. Entre os pontos negativos, o romance entre Visky (Rainer Cadete) e Lourdeca (Dida Camero) ficou sem sentido.

No penúltimo capítulo, a sequência da última cena foi estarrecedora. Carolina descobre o caso entre a filha, Angel (Camila Queiroz), e o marido, Alex (Rodrigo Lombardi). A dona de casa pega os dois na cama e os ameaça com uma arma. Um tiro é disparado, o que alimenta a discussão sobre quem foi atingido. Uma série de especulações, como suicídio de Carolina, assassinato de Alex e dupla tragédia são algumas versões que circulam na internet. O diretor Mauro Mendonça Filho gravou 15 cenas para evitar vazamento de informações.

Enquanto a briga entre 'Os dez mandamentos' e 'A regra do jogo' toma conta do horário nobre, Verdades conquistou um trunfo para o intervalo das 23h. No capítulo de segunda-feira, quando era exibida mais cedo, a novela bateu recorde de audiência com 27 pontos. Agora o desafio será preservar o público da faixa, já que a série 'The blacklist' substituirá a novela.

O mistério

A Globo segue na tentativa de preservar o mistério sobre o desfecho. No último capítulo, que vai ao ar hoje após o Globo repórter, as atenções vão estar voltadas para o desfecho do polêmico triângulo amoroso. Carolina (Drica Moraes) descobriu ontem a traição do marido, Alex (Rodrigo Lombardi), com a filha, Angel (Camila Queiroz).

Glamour ao avesso
A novela descortinou o glamour das passarelas de moda. Mostrou um lado obscuro de modelos que fazem book rosa. Em um momento chocante, Giovanna (Agatha Moreira) descobriu que o cliente era o pai dela. Em outro, Angel saiu com um cliente - ele morreu após um infarto - e a avó descobriu tudo.

Nudes
O nude de Paola Oliveira, em Felizes para sempre?, fez escola. Alex (Rodrigo Lombardi), Anthony (Reynaldo Gianecchini), Stephanie (Yasmin Brunet) e Larissa (Grazi Massafera) foram alguns dos personagens com cenas de sexo que viraram febre na internet. A última foi a de Anthony na terça-feira.

Show de Grazi
Grazi Massafera foi um sucesso à parte. A atriz mostrou amadurecimento vivendo um dos conflitos mais pesados da trama em dez anos de carreira. A decadência de Larissa, modelo viciada em crack, foi angustiante e retratada com fidelidade na trama. Após sofrer estupro, a personagem foi resgatada.

MAIS SOBRE MEXERICO