Bill Cosby admite que deu sedativo a uma mulher para ter relações sexuais

Uma denúncia por estupro foi apresentada em 2005, mas o caso foi arquivado pelo tribunal por evidências insuficientes

por AFP 07/07/2015 14:22
William Thomas Cain/Getty Images/AFP
Abuso sexual: ator admitiu que conseguiu receitas para obter substância sedativa (foto: William Thomas Cain/Getty Images/AFP)
O astro e ídolo da televisão americana Bill Cosby, acusado de estupro por quase 20 mulheres, admitiu em um documento legal ter fornecido um forte sedativo a pelo menos uma vítima para manter relações sexuais com ela. Na transcrição de seu depoimento de 2005, que só foi divulgado agora pelas autoridades americanas no site pacer.gov, Cosby admite que deu Quaalude, sedativo e hipnótico, a pelo menos uma mulher em 1976.

Desde novembro, cerca de 30 mulheres nos Estados Unidos acusaram Cosby de assédio sexual e estupro, na maioria das vezes após drogá-las. Algumas eram menores de idade no momento dos crimes, ocorridos em sua maioria nos anos 1960. Cosby foi interrogado em setembro de 2005 por Dolores Troiani, advogada de Andrea Constand, ex-diretora do departamento de basquete da Universidade Temple, na Filadélfia, onde Cosby estudou e foi integrante da direção. O comediante deixou o posto em dezembro do ano passado, quando as acusações de estupro contra ele aumentaram consideravelmente.

Constand apresentou uma denúncia por estupro em 2005, mas o caso foi arquivado pelo tribunal por evidências insuficientes. Os advogados de Cosby conseguiram bloquear por vários anos a divulgação das transcrições, mas a confidencialidade acabou na segunda-feira. Durante o diálogo entre Cosby e Troiani, o ator admitiu que conseguiu receitas para obter Quaalude.

Troiani perguntou se ele havia dado a droga a outras pessoas e Cosby respondeu "Sim". Ao ser questionado se, quando "conseguiu os Quaaludes,, tinha em mente utilizá-los com jovens mulheres com as quais desejava ter sexo", Cosby respondeu "Sim". Mas ele disse ter confundido "women" com "woman" (mulheres e mulher) e afirmou: "Eu entendi errado. Mulher, apenas T ...., e não mulheres", afirmou. Mais tarde, no depoimento, Cosby afirma: "Conheci a senhorita (T, cujo nome não aparece no documento para proteger o anonimato da suposta vítima) em Las Vegas (em 1976). Ela veio me ver no camarim. Eu dei o Quaalude. Nós fizemos sexo".

Desde o início do escândalo, os cancelamentos do espetáculo Bill Cosby Show aumentaram e a rede NBC, que o exibia, acabou com o programa que deveria relançar a carreira do astro na televisão. Em dezembro, os promotores de Los Angeles, Califórnia (oeste), haviam se recusado a apresentar queixa contra o ator depois de uma denúncia de agressão sexual em 1974 na Mansão Playboy em razão da prescrição dos crimes.

Várias denuncias cruzadas por difamação e tentativa de extorsão também foram movidas por Cosby contra algumas das vítimas. Cosby era considerado uma lenda do humor televisivo americano e um símbolo da luta contra o preconceito racial, além de representar a imagem do pai de família perfeito. Sua sitcom "The Cosby Show" marcou as décadas de 80 e 90 e foi sucesso de audiência absoluto.

MAIS SOBRE MEXERICO