Diretor M. Night Shyamalan investe na telinha com série 'Wayward Pines'

Cineasta é responsável por filmes como 'O sexto sentido' e 'A vila'

por Fernanda Guerra 14/05/2015 11:34

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Fox/Divulgação
Ator Matt Dillon em cena de 'Wayward Pines' (foto: Fox/Divulgação)
A aproximação da televisão com o cinema pauta entrevistas no Festival de Cannes, realizado no sul da França. Cineastas premiados, os irmãos Coen optam por ignorar o potencial televisivo, mesmo após o sucesso da adaptação de 'Fargo' para a TV. Mas a lista de diretores que percorrem o caminho oposto só aumenta. M. Night Shyamalan se consagrou no cinema, com 'O sexto sentido' e 'A vila', e engrossa a lista de diretores que migram ou conciliam cinema com TV. Nesta quinta-feira (14), o indiano criado na Filadélfia faz estreia mundial na telinha com Wayward Pines, nova série da Fox, às 22h30, em 125 países.

Com dez episódios, o seriado mantém estética e narrativa cinematográfica, o lado obscuro dos personagens, cenários sombrios e suspense, essência do diretor. A trama, uma adaptação da trilogia do livro de Blake Crouch, narra a história do agente do serviço secreto norte-americano Ethan Burke (Matt Dillon), que vai parar em uma cidade desconhecida, “sem lenço, sem documento”, após sofrer um acidente. No elenco, Matt Dillon, Juliette Lewis e Melissa Leo.

A relação de cineastas com a TV não se restringe ao exterior, com exemplos nacionais como Fernando Meirelles, Hilton Lacerda e Claudio Torres. “O cinema brasileiro ficou restrito a comédias românticas e biografias. Essa perspectiva não me interessa. A possibilidade de fazer um drama para tevê é muito atraente, já que está se proliferando nela”, analisa Claudio Torres, criador e diretor de 'Magnífica 70' - que estreia dia 24 na HBO.



Mais cineastas na TV

Em desenvolvimento:
O cineasta Woody Allen tem uma produção extensa no cinema - com 'Blue Jasmine', 'Vicky Cristina Barcelona', 'Match point' e 'Meia-noite em Paris' - mas abriu uma brecha para a TV em streaming. O próximo trabalho do diretor será uma série para a Amazon, com previsão de estreia para 2016. Ele escreve e dirige a produção, que terá episódios de meia hora de duração.

TV brasileira:
Com filmes como 'Cidade de Deus', 'Ensaio sobre a cegueira' e 'O jardineiro fiel' no currículo, Fernando Meirelles é um dos entusiastas de produção para a TV. Em entrevistas, já externou o interesse maior por seriados que por filmes. Assinou séries como 'Felizes para sempre?' e 'Os experientes', ambas para a TV Globo, e o seriado de suspense 'Contos do Edgar', para a Fox.

Prêmios:
O diretor David Fincher, de 'Garota exemplar' e 'Clube da luta', é produtor-executivo de 'House of cards', além de dirigir alguns episódios da série, como a estreia da primeira temporada do seriado da Netflix. Fincher venceu o primeiro Emmy para uma websérie, em 2013, na categoria direção. Também comandou os dois primeiros episódios da série 'Utopia'.

Primeiro episódio:
Para começar com o pé direito, alguns seriados têm apenas o primeiro episódio dirigido por cineastas. Foi o caso de 'Boardwalk empire' (HBO), cuja estreia foi conduzida por Martin Scorsese, também agraciado com o Emmy de direção. O cineasta também deve dirigir a série 'Cortes', próxima série da HBO, além de assumir a produção executiva junto a Chris Gerolmo e Benício del Toro.

MAIS SOBRE MEXERICO