Último episódio de 'Revenge' agrada fãs com confronto entre as duas protagonistas

Série da ABC chegou ao fim após quatro anos no ar. Fãs elogiaram atuações e dramaticidade do episódio

por Diário de Pernambuco 11/05/2015 14:27

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
ABC/Reprodução
(foto: ABC/Reprodução)
Atenção: O texto contém spoilers do último episódio


"Antes de você embarcar em uma jornada de vingança, cave duas covas". A frase, proferida no primeiro episódio da então novata 'Revenge' (2011-2015), foi o mote usado para fechar o ciclo de vingança da protagonista Emily Thorne (Emily VanCamp). Após quatro anos, os fãs finalmente se depararam com o confronto final entre a anti-heroína e a vilã Victoria Grayson (Madeleine Stowe) neste domingo.

Mesmo que os fãs já suspeitassem que a série chegaria ao fim após a quarta temporada, o anúncio da ABC parece ter pego os produtores de surpresa, o que em parte prejudicou o andamento do roteiro, meio que acelerando as coisas para que tudo se amarrasse a tempo do confronto final.

Para os fãs, o episódio final perfeito para 'Revenge' teria sido o da terceira temporada, quando Emily de fato já havia conseguido a tão sonhada vingança. Apesar dos bons momentos, a quarta temporada se mostrou enfadonha de modo geral, com personagens pouco carismáticos (o policial Ben Hunter) ou vilões sem motivação aparente (a francesa Margaux).

No confronto, quando Emily Thorne se diz finalmente pronta para assassinar a antagonista, seu pai, David Clarke, aparece, baleando fatalmente Victoria Grayson. A cena, mesmo sem palavras, fecha o ciclo iniciado desde a primeira temporada, do amor de pai e filha, mesmo com os anos perdidos. No final das contas, David nunca quis que Emily cruzasse a linha tênue entre justiça e vingança. Já em estado final de câncer, ele faz o último sacrifício para que sua filha possa atingir a tão sonhada felicidade.

Como toda vilã, no entanto, Victoria não se entrega sem uma boa briga, conseguindo atirar em Emily nos últimos minutos de vida. Na internet, os espectadores compararam a cena à morte do Comendador José Alfredo em 'Império' (Globo).

Gostando ou não, 'Revenge' era a série norte-americana que talvez mais se aproximasse da narrativa das novelas brasileiras, e no fim, não fugiu do clichê (que nós adoramos) do casamento. Com Emily e Jack (Nick Wechsler) finalmente deixando o passado para trás. Ver os dois partindo em um barco, deixando para sempre as intrigas e o rastro de dor deixados por quatro anos de vingança nos faz pensar, como espectadores, que sim, sentiremos saudades, mas os roteiristas souberam a hora de parar. Adeus Emily Thorne. Adeus Victoria Grayson. Adeus 'Revenge'.

MAIS SOBRE MEXERICO