Frank Underwood ou Selina Meyer? De que lado você está nessa disputa?

Confira as principais plataformas dos dois membros do governo norte-americano da TV e faça a sua escolha

por Correio Braziliense 20/04/2015 09:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução
(foto: Reprodução)
A disputa promete ser acirrada. Apesar de o Netflix não divulgar os números de audiência das séries, o burburinho causado nas redes sociais e blogs de cultura pop credenciam Frank Underwood, interpretado por Kevin Spacey na série House of Cards, como o principal político fictício do momento. No entanto, com a volta da série Veep, que estreou sua quarta temporada no Brasil na última sexta, Julia Louis-Dreyfus deve equilibrar as pesquisas e mostrar por que venceu três Emmys seguidos pela interpretação de Selina Meyer.

A comédia da HBO, que retrata os bastidores do cenário político americano, está em um momento da história parecido com a da sua contraparte dramática criada pela Netflix. O público está a par do primeiro mandato de Frank Underwood como presidente na terceira temporada de House of Cards, e do fato de que Selina Meyer  acabou de assumir o comando da Casa Branca em Veep.

E, assim como o mandato de Underwood se mostrou cheio de obstáculos, a primeira presidente feminina a chefiar o executivo norte-americano não deverá ter vida fácil. Selina, a exemplo de Frank, chegou ao cargo mais importante da vida política americana sem ter sido eleita pela população — como vice-presidente, ela herdou o cargo após o antigo mandatário ter renunciado. Vendo seus índices de aprovação afundarem, a grande jogada de Frank foi prometer empregos para o povo americano. E Selina? Qual será sua grande cartada?

A resposta para essa questão pode ser encontrada em sua equipe. Se Frank tem Claire, Doug, Meechum e Remy, o time da presidente Meyer também é uma atração à parte: um misto de preguiça, incompetência, vaidade e malícia. Tony Hale, que interpreta o assistente pessoal de Selina, já venceu um Emmy de melhor ator coadjuvante e aparece empatado, no quesito prêmios, com Robin Wright, que dá vida à esposa de Underwood e já levou para casa um Globo de Ouro como melhor atriz em série de tevê dramática. A disputa está acirrada. Agora a decisão está nas mãos dos eleitores (ou melhor, leitores).
 
» Selina Meyer
 
Nome completo: Selina Catherine Meyer

Filiação partidária: Partido republicano (?)
Currículo: Ex-senadora; Vice-presidente dos EUA; presidente dos EUA
Principal proposta: Clean jobs act,  lei de incentivo a empregos e negócios que beneficia o meio ambiente e conserva os recursos naturais
Família: Catherine Meyer (Sarah Sutherland), filha. 
Tímida e desiludida com a carreira política da mãe, Catherine carrega nos olhos os traumas de uma criação negligenciada e do divórcio traumático e mal-resolvido de Selina com seu pai, Andrew.

Staff:

HBO/Divulgação
(foto: HBO/Divulgação)
 Gary Walsh (Tony Hale) – Assistente pessoal de Selina Meyer. 
O mais leal funcionário de Selina nutre profunda admiração e, possivelmente, uma paixão platônica pela presidente. Ele vai aonde quer que ela esteja e carrega tudo o que ela precisa, de maquiagem até balas de menta.

Amy Brookheimer (Anna Chlumsky) – Chefe de gabinete. 
A consciência de Selina, como ela própria se descreve, afirma adorar o trabalho, mesmo que ele seja ingrato e desgastante. Ela não consegue, no entanto, ser convincente em relação a isso em 
boa parte do tempo.
 
HBO/Divulgação
(foto: HBO/Divulgação)
 

Mike McLintock (Matt Walsh) – Diretor de comunicação 
Mike é funcionário de Selina desde que ela era senadora em Maryland. Uma de suas maiores conquistas foi ajudá-la a chegar em terceiro na última eleição para presidente. Como desculpas para fugir do trabalho, ele já inventou ter um cachorro de estimação. 

HBO/Divulgação
(foto: HBO/Divulgação)
 Opositor

Jonah Ryan (Timothy C. Simons) – Mensageiro da Casa Branca.
Apesar de não ser necessariamente um inimigo de Selina, ele é odiado por ela e por toda a sua equipe devido à personalidade irritante e intrusiva. Na atual temporada, ele servirá de espião do novo vice-presidente, o que deve aumentar as possibilidades de conflito com a equipe da presidente Meyer.

Principais Prêmios

3 Emmys – Melhor atriz de comédia, Julia Louis-Dreyfus
1 Emmy – Melhor ator coadjuvante em comédia, Tony Hale
1 Prêmio do Sindicato dos Atores – Melhor atriz de comédia, Julia Louis-Dreyfus
1 Prêmio AFI — Melhor programa do ano (2014)

Agenda de campanha

Veep — 4ª temporada, toda sexta-feira, às 22h, na HBO
Filie-se: disponível gratuitamente no serviço HBO GO, para assinantes de SKY, NET e Claro HDTV
 
» Frank Underwood
 
Nome completo:     Francis James Underwood 

Filiação partidária: Partido democrata
Currículo: Deputado; líder da maioria na Câmara dos Representantes dos EUA; vice-presidente dos EUA; presidente dos EUA
Principal proposta: America Works, programa que pretende criar 10 milhões de empregos nos EUA

HBO/Divulgação
(foto: HBO/Divulgação)
 Família: Claire Underwood (Robin Wright), esposa.
Praticamente uma coprotagonista da série, a obstinada Claire não aceita ficar à sombra do marido. Na terceira temporada, essa característica da agora embaixatriz da ONU ficará ainda mais em evidência e causará rupturas na relação com Frank.

Staff:
 
HBO/Divulgação
(foto: HBO/Divulgação)
 
Doug Stamper (Michael Kelly) – Chefe de gabinete de Underwood. 
A fidelidade a Frank quase custou a vida de Doug no fim da segunda temporada. Instável, ele terá que mostrar do que é capaz para voltar a ocupar um cargo ao lado do homem mais poderoso do mundo.

Remy Danton (Mahershala Ali) – Chefe de gabinete da Casa Branca.
Apesar de ser um antigo aprendiz de Underwood, a verdadeira lealdade de Remy parece estar em seus próprios interesses. Os sentimentos dele pela amante Jackie Sharp podem complicar ainda mais a relação com Frank.

Edward Meechum (Nathan Darrow) – Segurança pessoal de Frank.
Após ser demitido por atirar com sua arma em público, Meechum teve de provar sua lealdade a Frank para ser readmitido. Depois, Edward fica bastante íntimo de Frank e da esposa, Claire.

Opositora
 
HBO/Divulgação
(foto: HBO/Divulgação)
 
Heather Dumbar (Elizabeth Marvel) – Procuradora-geral, candidata democrata para a Presidência. 
A atuação de Dumbar foi essencial para ajudar a retirar o presidente Walker do poder. Ciente de seu potencial, Frank tenta oferecer a ela um cargo na Suprema Corte. Quando esse plano falha, ela se torna a principal adversária de Underwood à nomeação democrata para a Presidência, inclusive tentando roubar membros da equipe do atual chefe do Executivo. 

Principais prêmios

1 Globo de Ouro – Melhor ator, Kevin Spacey
1 Globo de Ouro – Melhor atriz, Robin Wright
1 Emmy – Melhor direção, David Fincher
1 Prêmio do Sindicato dos Atores – Melhor ator, Kevin Spacey

Agenda de campanha

House of Cards — Todas as temporadas estão disponíveis no Netflix
Filie-se: planos a partir de R$ 17,90 por mês (assinatura do Netflix)
 



MAIS SOBRE MEXERICO