Aos 101 anos, Tomie Ohtake é internada com quadro de pneumonia

Pintora e escultora reconhecida mundialmente, artista nipo-brasileira deu entrada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, na última terça-feira

por Fernanda Machado Agência Estado 11/02/2015 18:28

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Denise Andrade/Divulgação
(foto: Denise Andrade/Divulgação)
A pintora Tomie Ohtake foi internada no Hospital Sírio Libanês após se sentir mal na noite de terça-feira, dia 10, segundo informações de seu filho Ricardo Ohtake. A causa seria uma pneumonia, ainda de acordo com Ricardo, diretor do instituto que leva o nome de sua mãe, que completou 101 anos em novembro passado. Tomie Ohtake é um dos maiores nomes da pintura brasileira e continua ativa.

Ela começou sua carreira em 1952, após formar os dois filhos, Ricardo e o arquiteto Ruy Ohtake, tendo suas primeiras aulas de pintura com o professor Keisuke Sugano. Um ano depois ingressou no grupo Seibi, mas deixou a linguagem figurativa nos anos 1960, expondo regularmente desde então. Além de pintora ela também é gravadora e escultora, sendo autora da obra instalada na avenida 23 de Maio, em São Paulo, entre outras esculturas públicas.

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
Escultura de Tomie Ohtake em BH: obra na Avenida Carlos Luz foi inaugurada em 2003 (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
 

MAIS SOBRE MEXERICO