Fãs canadenses fazem abaixo-assinados para construção de estátuas do Wolverine

Novo pedido online pede que o prefeito de Edmonton, no Canadá, construa uma réplica do heroi no centro da cidade

por Fernanda Machado 22/09/2014 12:37

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação/20th Century Fox
Canadense de Alberta, personagem pode virar estátua na capital da província. Nos cinemas, Hugh Jackman ficou marcado como intérprete do heroi (foto: Divulgação/20th Century Fox)
Um fã da série X-Men, e mais especificamente do Wolverine, fez um pedido inusitado para o prefeito Don Iverson, de Edmonton, capital da província de Alberta, no Canadá. O jovem Jesse Setiz pede, através de uma petição online, que seja construída uma estátua em homenagem ao personagem no centro da cidade.

"Não temos muitos personagens de ficação interessantes nascidos no Canadá", diz Jesse, "mas o Wolverine não é simplesmente canadense, ele é de Alberta também". Segundo a biografia do personagem, Wolwerive nasceu na província canadense. Entre os motivos apontados pelo autor da proposta para a construção do monumento constam "fazer as pessoas orgulhosas de viver em Edmonton" e criar uma "atração turística interessante para os fãs de quadrinhos".

Nos comentários, gente de diversas partes do mundo apoia a iniciativa. "Isso seria incrível. Ótimo para atrair turistas", disse Everett Toews, de Edmonton. A francesa Stéphane Fontaine pede "mais super-herois no mundo" e o inglês Sean Seany diz que "Logan [Wolverine] merece". Apesar do apoio incondicional dos fãs, a petição está longe de alcançar seu objetivo. O pedido, que já alcançou quase 1.500 assinaturas, tem a meta de conseguir 100 mil apoiadores.

Um Wolverine de 300 metros

No ano passado outro canadense, Brian LaBelle, de Edmonton levantou a ideia de construir uma estátua em homenagem a Wolverine. Essa, porém, bem mais audaciosa: erguer uma imponente escultura do super-heroi de 1000 pés, cerca de 304 metros, no centro da cidade.

As justificativas apontadas por LaBelle tinham inspirações políticas e econômicas. "É importante construir esta estátua para que Edmonton possa ser considerada uma cidade global", argumentou Brian. "Precisamos de uma estátua similar à Torre Eiffel, em Paris, e a Estátua da Liberdade, em Nova York (...) essa estátua pode ser um boom para o turismo na cidade".

A petição foi encerrada com 1.785 assinaturas e a estátua, obviamente, não foi erguida.

Reprodução/Internet
Sherlock, em Londres; Rocky, na Filadélfia; Robocop, em Detroit (não inaugurada) e Robin Hood em Notthingham. Ficção já ganhou homenagens em outras cidades (foto: Reprodução/Internet)
Homenagens a personagens


Não seria vanguarda de Edmonton a construção de um monumento em homenagem a personagens de ficção. Um exemplo é a estátua de Sharlock Holmes, em Londres; a estátua de bronze de 3 metros de Rocky Balboa, na entrada do Museu de Arte da FIladélfia, nos EUA e a polêmica estátua de também 3 metrôs do ROboCop, a ser instalada em Detroit.

Bandeira adotada pela administração do condado de Notthingham em 2011 homenageia Robin Hood
Reprodução/Internet (foto: Bandeira adotada pela administração do condado de Notthingham em 2011 homenageia Robin Hood)
Nottingham, na Inglaterra, vai mais longe. Além de uma estátua do personagem Robin Hood, imortalizado na literatura por roubar dos ricos para distribuir aos pobres da cidade, em frente ao Castelo de Notthingham, a administração do condado de Notthingham adotou, em 2001, uma nova bandeira, com a representação do personagem.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE MEXERICO