Há 20 anos estreava a série 'Friends'; veja antes e depois dos atores

Saiba como anda a carreira dos seis protagonistas da série de comédia

22/09/2014 12:14

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
NBC / Divulgação
(foto: NBC / Divulgação)
Há exatos 20 anos ia ao ar o episódio piloto da série de comédia 'Friends'. Pela primeira vez, Monica, Joey, Chandler, Ross, Phoebe e Rachel apareciam em cena, na lendária cafeteria 'Central Perk'. Monica tinha um encontro, e contava animada para os amigos Joey e Chandler. Ross acabava de descobrir que a esposa é lésbica, e o largou para morar com outra mulher. Rachel fugiu do altar e, ainda vestida de noiva, pede morada à antiga amiga de escola Monica. E Phoebe já mostra toda sua irreverência, que traria uma boa dose de humor nonsese à nova promessa das sitcoms norte-americanas.

De 22 de setembro de 1994 até hoje, 20 anos depois, muita coisa se passou. Foram dez temporadas, que totalizaram 236 episódios. Rachel e Ross namoraram e separaram várias vezes. Monica acabou casando com o amigo Chandler. Phoebe foi barriga de aluguel do irmão e se casou com o simpático Mike. E Joey, bem, continuou arrancando suspiros de uma legião de mulheres.

Um detalhe, porém, sobreviveu ao tempo. O sucesso, já experimentado enquanto 'Friends' ainda liberava episódios inéditos, parece não arrefecer. Tanto que, pouco mais de dez anos depois do programa exibir seu 'gran finale', milhares de expectadores ainda assistem aos antigos episódios, reprisados incansavelmente também no Brasil, pelo canal pago Warner.

Já a vida dos protagonistas mudou bastante após o fim da série. Alguns continuaram apostando no humor em outros seriados, que não alcançaram, evidentemente, tamanho triunfo. A carreira no cinema, ou por trás das câmeras, foi a escolha de outros. Confira a seguir como estão os atores de 'Friends' atualmente:

NBC/Divulgação REUTERS/Mario Anzuoni/Files
Courteney Cox (Monica)

Apesar de ter tido alguma repercussão ao aparecer na telona no filme de terror 'Pânico', em 1995, Courteney Cox não teve muita sorte em sua carreira no cinema. Após o fim de 'Friends', participou de alguns filmes sem muita expressão, e acabou voltando à TV em 2007. A morena interpretou uma editora inescrupulosa de uma revista de fofocas, em 'Dirt'. Sem muito sucesso, o seriado só teve duas temporadas, e foi cancelado em 2008.

Atualmente, Courteney é a protagonista da série 'Cougar Town', em que interpreta uma mulher de 40 anos recém-divorciada em busca de uma vida amorosa agitada. Exibida no Brasil pelo canal Sony, a série está com a sexta temporada confirmada para 2015.

NBC/Divulgação REUTERS/Lucy Nicholson
Matt LeBlanc (Joey)

LeBlanc foi o ator que mais demorou para “superar” seu personagem de 'Friends'. Tanto que após o fim da série, ele ganhou um spin off em que viveu novamente o conquistador Joey Tribbiani. Fracasso de audiência, a continuação teve apenas duas temporadas.

Hoje, o ator é protagonista de outra comédia na TV. Em 'Episodes', LeBlanc interpreta uma versão fictícia dele mesmo, e mostra, de forma bem-humorada, os bastidores da televisão. Apesar de não ser um sucesso de público, a série continua no ar em 2015. Vale lembrar que o ator levou o Globo de Ouro de Melhor Ator em Série de Comédia, em 2012, pela atuação em 'Episodes', fato que nunca ocorreu na época de 'Friends'.

NBC/Divulgação AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS
Matthew Perry (Chandler)

Depois do fim de 'Friends', Matthew Perry protagonizou nada menos do que três fracassos na TV norte-americana: 'Studio 60 on the Sunset Strip', em 2006 – que apesar de ser bem recebido pela crítica teve uma baixa audiência; 'Mr. Sunshine', em 2011, que também não passou da primeira temporada e a mais recente 'Go on', cancelada após a primeira temporada na NBC.

Mas muito se engana quem pensa que Perry desistiu de emplacar outro sucesso depois de 'Friends'. O ator se prepara para protagonizar o remake da série setentista 'Odd Couple', na rede CBS, em 2015. Será que agora dá certo?

NBC/Divulgação Frederick M. Brown/Getty Images/AFP
Lisa Kudrow (Phoebe)

Além de participar de alguns filmes, em papéis secundários, Lisa Kudrow ganhou destaque a partir de 2008 por 'Web Therapy', série disponibilizada online. No programa, a atriz interpreta uma terapeuta que trata seus pacientes via internet. A repercussão foi tanta que a produção ganhou versão para TV em 2011, com episódios de 30 minutos, compilando o que já foi exibido online com cenas inéditas.

Mas Lisa continuará na TV não só em 'Web Terapy', mas também nos novos episódios de 'The Comeback', que voltará para uma segunda temporada, na HBO, em novembro. Vale lembrar que a série retorna após quase 10 anos de seu cancelamento. A trama mostra a tentativa desesperada de uma atriz de reconquistar a fama com um reality show que segue seus passos.

NBC/Divulgação  Charley Gallay/Getty Images for RTC/AFP
David Schwimmer (Ross)

Depois de se despedir do romântico Ross, David Schwimmer, que já havia dirigido alguns episódios de 'Friends', se aventurou na carreira atrás das câmeras, dirigindo, inclusive, alguns capítulos de 'Joey', spin off protagonizado pelo amigo Matt LeBlanc. Atualmente, ele é um dos produtores executivos do nova série de televisão norte-americana 'Growing Up Fisher' transmitida pela NBC, que estreou nos Estados Unidos no dia 23 de fevereiro de 2014.

Mas Schwimmer ainda teve pelo menos um papel de repercussão em frente às câmeras, antes de se dedicar totalmente aos bastidores: ele viveu o Capitão Herbert Sobel na minissérie de sucesso 'Band of Brothers', em 2001.


NBC/Divulgação REUTERS/Mark Blinch
Jennifer Aniston (Rachel)

A intérprete de Rachel Green dispensa apresentações de sua carreira pós-'Friends'. A atriz foi a única que realmente deslanchou no cinema depois do seriado, protagonizando especialmente filmes de humor e comédias românticas como: 'Todo Poderoso', 'Quero Ficar Com Polly', 'Separados Pelo Casamento' e 'Marley & Eu'. O sucesso foi tanto que, em 2007, a atriz foi citada pela revista Forbes como uma das dez mulheres mais ricas na indústria do entretenimento daquele ano.

Mas não só de comédia vive Aniston. Com a maturidade, a loira passou a encarar papéis mais sérios em dramas como 'Amigas Com Dinheiro', e o mais recente 'Cake', que ainda está no circuito dos festivais. No longa, Jennifer dá vida à personagem Claire Simmons, mulher que sofre um acidente e passa a ter depressão e dores crônicas. Após a tregédia, Claire passa a frequentar um grupo de apoio a sobreviventes e fica obcecada pelo caso de suicídio de uma das participantes. Após exibição de 'Cake' no Festival de Toronto, críticos apontaram que a atriz pode ter sua primeira indicação ao Oscar, pelo papel.

MAIS SOBRE MEXERICO