'Modern family' ganha versão ilegal no Irã, sem casal gay e com toque proibido entre homens e mulheres

Série de sucesso nos EUA tornou-se 'Haft sang' no país asiático; rigor das leis islâmicas provocou alterações na estrutura da trama, mas semelhança entre cenas ainda impressiona

por Bossuet Alvim 07/07/2014 15:22

Islamic Republic of Iran Broadcasting/Divulgação
Elenco de 'Haft sang', que estreou em 29 de junho na TV iraniana: casal gay formado por Mich e Cam foi trocado por marido e esposa com problemas de fertilidade (foto: Islamic Republic of Iran Broadcasting/Divulgação)
Sucesso de audiência nos EUA e vencedora de 18 Emmys, a série 'Modern family' ganhou uma releitura não-autorizada na maior rede de TV do Irã, durante programação especial para o ramadã. No último dia 29, o canal Irib — comandado diretamente pelo aiatolá Ali Khamenei — apresentou ao público nacional a série 'Haft sang', uma versão do hit norte-americano que eliminou, entre outras características da trama original, a presença de homossexuais.

 

Na adaptação, o casal gay formado por Mitchell (Jesse Tyler Ferguson) e Cameron (Eric Stonestreet) foi substituído por Behrooz e Elham, marido e esposa que enfrentam problemas de fertilidade e decidem adotar um bebê. No primeiro episódio de 'Haft sang', a sequência de apresentação da criança à família foi plagiada com exatidão do programa americano. A cena original — que usa trecho da trilha sonora de 'O rei leão' — tornou-se uma das referências à época do lançamento da atração, em 2009. No Irã, a homossexualidade é considerada um crime, com relatos de punições que vão da prisão à pena de morte.

 

Em entrevista ao site norte-americano Slate, um telespectador do Irã explicou que bebidas alcóolicas e relacionamentos entre rapazes e moças não podem ser exibidos nas cenas da TV. Apesar da série tratar sobre três núcleos familiares interligados, "nenhum homem pode tocar em uma mulher, mesmo que ele interprete seu pai, irmão ou marido", afirma o editor de vídeo Haghighi à página. O uso de véu é obrigatório a todas as personagens acima de 9 anos.

 

Representante da 20th Century Fox, produtora responsável por 'Modern family', confirmou à revista Variety que a atração iraniana foi desenvolvida sem liberação dos direitos autorais. 'Haft sang' tem previsão de exibição em 30 episódios pela Irib. Usuários iranianos do Youtube já criaram vídeos que ressaltam a semelhança impressionante de ângulos e direção de imagens entre cenas da série iraniana e sua versão-mãe.

20th Century Fox/Divulgação
A formação original de 'Modern family': produtora confirma que versão do Irã foi desenvolvida sem autorização; série já ganhou releituras com permissão no Chile e na Grécia (foto: 20th Century Fox/Divulgação)
 

Confira uma comparação de 'Modern family' (à direita) e 'Haft sang':

 

MAIS SOBRE MEXERICO