Rotina do Corpo de Bombeiros vira série para a internet

'Herois do fogo' foi idealizada pelo capitão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

por Ana Clara Brant 27/05/2014 08:40

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Trabalho dos bombeiros vai ganhar websérie mostrando os bastidores da vida dos policiais que salvam vidas (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
A maioria da população está acostumada a ver os bombeiros em situações de perigo, nas quais eles aparecem como verdadeiros heróis, mas poucos sabem quem realmente são essas pessoas e como é o dia a dia delas. Foi pensando nisso que o capitão do Corpo de Bombeiro de Minas Gerais, Thiago Miranda, decidiu criar uma ferramenta que unisse o útil ao agradável. Durante os cinco anos em que foi chefe de comunicação e também da adjuntoria de marketing da instituição, ele chegou a desenvolver com sua equipe projetos que focassem essa questão, aliando o entretenimento e a informação, e chegou, inclusive, a ganhar alguns prêmios.

Agora, a empreitada é mais ousada: uma websérie. “Estamos praticamente todos os dias no noticiário por causa de tragédias, mas temos também esse papel importante que é o de desenvolver campanhas preventivas. E levar isso de uma maneira mais interessante, com mecanismos como o teatro, as animações, e agora essa série na internet, não é novidade, mas é uma maneira eficiente e divertida de apresentar nosso trabalho”, acredita.

Com o teaser já no YouTube, 'Herois do fogo' teve os recursos aprovados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem a produção da Cinemarketing Filmes, do cineasta Guto Aeraphe, que tem no currículo a premiada Heróis (2011), websérie que conta a história de três heróis mineiros que perderam a vida na Segunda Guerra Mundial. “É uma temática de que gosto muito; essa coisa do suspense, da ação e, juntando tudo isso, levando o entretenimento como algo útil. Acho que um dos principais trunfos desse produto é que a gente sempre ouve e sabe o que ocorre depois da atuação dos bombeiros e, com a série, queremos mostrar o que ocorre antes e que eles são pessoas de carne e osso, que têm medos, dificuldades familiares, e que, apesar de heróis, são seres humanos”, frisa Guto.

Quadrilha Na história de ficção, escrita pelo capitão Thiago Miranda, com colaboração de Guto Aeraphe, o tenente Mirra é um dedicado oficial do Corpo de Bombeiros que, ao ser convocado para combater um grande incêndio no Centro da cidade, descobre que existe uma quadrilha especializada em destruir imóveis com situação irregular por interesses financeiros. Mas a inconsequência dessa quadrilha acaba colocando em risco centenas de vidas e, então, ele precisará da ajuda de sua equipe para salvar as vítimas e punir os responsáveis pela tragédia.

O teaser contou com a participação de voluntários do próprio Corpo de Bombeiros – alguns, inclusive, com experiência no teatro –, mas a websérie, que terá cinco episódios de aproximadamente 10 minutos cada, contará com atores profissionais e um ou outro integrante da tropa. Segundo Miranda, a formatação do seriado – que deve começar a ser rodado no fim do ano – ainda não está totalmente definida. Mas o roteiro deve centrar na relação entre os próprios bombeiros, seus amigos e familiares; e também na relação com as vítimas resgatadas durante momentos de medo e tensão provocados pelos acidentes que colocam as vidas dos envolvidos em risco. “É um projeto que envolveu e vai envolver muita gente. Desde que o teaser entrou no ar, foi impressionante a quantidade de pessoas que entraram em contato conosco, inclusive bombeiros de outros estados. Muita gente está percebendo a importância desse trabalho, e espero que quando ele estiver totalmente pronto isso fique ainda mais evidente”, anseia o capitão.
 
Assista o teaser de 'Herois de fogo':
 
 

MAIS SOBRE MEXERICO