Confira os looks que marcaram a história das cerimônias do Oscar

Desfile dos modelitos das atrizes durante premiação no próximo fim de semana deve ditar tendências da moda

por Vitória Maciel 27/02/2014 10:32

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
AFP Photo/Frederic J. Brown; AFP Photo/Robyn Beck
A atriz e nova queridinha de Hollywood Jennifer Lawrence chamou atenção do Oscar 2013, quando usou um Dior (foto: AFP Photo/Frederic J. Brown; AFP Photo/Robyn Beck)
O primeiro trimestre do ano é marcado pelas semanas de moda e pelos tapetes vermelhos. Primeiro, as fashion weeks tomam conta de Londres, Paris e Nova York: na primeira fila, as atrizes observam com atenção e escolhem os vestidos ideais para as cerimônias. Quando chegam as premiações, é a hora de o público admirar e se inspirar nos vestidos, cabelo e maquiagem (quase sempre) impecáveis das estrelas de Hollywood. Neste fim de semana, em Los Angeles (EUA), artistas passarão pelo templo sagrado do Oscar para receber as estatuetas e dar o ar da graça com vestidos glamourosos e penteados bem trabalhados. Um aperitivo das tendências mais tarde aproveitadas por você no cotidiano.

Depois de 86 edições da premiação, nem é tão difícil imaginar quem terá o look de destaque da festa do cinema. Heracliton Diniz, empresário da Empório HD, acredita que a aposta da noite pode vir de Angelina Jolie, como ocorreu em 2012. “Ela é uma das mulheres mais bem vestidas e acertou no Versace preto com uma fenda profunda. Sempre acredito no estilo dela, até porque a beleza ajuda”, comentou.

Do tapete para o dia a dia, é um pulo. Lojas de grife recebem pedidos de madrinhas de casamento ou formandas interessadas em looks parecidos com os utilizados pelas atrizes. Na Maison Musa, Lucia Helena Arteiro é a responsável por catar as composições desejadas. “O que sai no Oscar vira uma grande tendência para o mundo da festa. Chega muita gente já pedindo o modelo de tal atriz, e começamos a receber aquele estilo. Os próprios fornecedores passam a trabalhar com isso. Através das revistas internacionais, direcionamos a venda”, contou. Quanto ao modelo que mais chama a atenção, não resta dúvida: “A atriz que ganha é a dona do vestido mais cobiçado”.

Jennifer Lawrence ('Trapaça'), que brilhou em 2013, ainda promete em 2014. Foi uma das mais faladas do Globo de Ouro com um Dior branco marcado por fitas pretas. Recentemente, a atriz renovou contrato com a marca por mais três anos. No último desfile, a Dior explorou as cores claras e as texturas. Desfilou vestidos estruturados e volumosos, o que pode ser uma aposta para o look da atriz. Carolina Herrera exibiu na semana de moda de Nova York vestido tomara-que-caia no estilo da marca de cores fortes, que podem vestir bem as atrizes. Tilda Swinton é conhecida também por, na maioria das premiações, usar Viktor & Ford. A atriz ousa com calças ou vestidos secos com toques femininos, em um look bem estiloso.

Mas nem só de roupas bonitas vive o Oscar. Muitas ousaram e erraram feio, ou até resolveram inovar para chocar. Em 1995, a figurinista Lizzy Gardner subiu ao palco para receber o Oscar de melhor figurino por Priscila, a rainha do deserto, usando um vestido de 254 cartões dourados do American Express desenhado por ela mesma. Em 2001, a cantora Bjork surpreendeu usando um cisne de pelúcia enrolado no corpo e virou ícone do Oscar.

As atrizes que acertaram nos vestidos:





Confira os looks que não deram certo:



MAIS SOBRE MEXERICO