Jorge Dória viveu Lineu na primeira versão de 'A grande família'

Ator que faleceu aos 92 anos tem mais de 80 participações no teatro, cinema e televisão

06/11/2013 16:41

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

João Miguel Jr. / Tv Globo
Jorge Dória faleceu aos 92, no Rio de Janeiro (foto: João Miguel Jr. / Tv Globo)
O personagem ‘Lineu’, vivido atualmente por Marco Nanini, em ‘A grande família’ ,da Tv Globo, também foi interpretado por Jorge Dória, falecido nesta quarta-feira, 6, aos 92 anos, na primeira versão do seriado, em 1972. Esse foi um dos mais de 80 trabalhos realizados pelo ator na Tv, no teatro e no cinema.

Nascido em 1920, Dória se destacou no teatro vivendo o homossexual George na peça ‘A gaiola das loucas’. Sua estréia no cinema foi em 1947, no melodrama ‘Mãe’. Depois, participou de filmes como ‘Assalto ao trem pagador’(1962) e ‘A dama do lotação’(1978). 

 

Relembre a carreira de Jorge Dória em imagens

 

 

Na Tv, um dos papéis que lhe rendeu maior destaque foi o do Conselheiro Vanoli, na novela ‘Que Rei Sou Eu?’, de 1989 .Ele também participou de outras grandes tramas da Globo como ‘Meu bem, meu mal’, ‘Tieta’, ‘Rainha da sucata’, ‘Era uma vez’ e ‘Zazá’.

 

Dória estava afastado das gravações e dos palcos desde 2005, quando sofreu um acidente vascular cerebral. Na época, ele participava também do programa humorístico ‘Zorra Total’, onde contracenava com o ator Lúcio Mauro Filho.
 

MAIS SOBRE MEXERICO