Em batizado, príncipe George usa réplica de vestido criado em 1841

Entre outras curiosidades do batizado do estão a fonte batismal e uma moeda comemorativa para o evento

por AFP - Agence France-Presse 23/10/2013 14:18

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
William e Kate mostram George para a rainha Elizabeth
(foto: William e Kate mostram George para a rainha Elizabeth)
O príncipe George da Inglaterra, terceiro na linha de sucessão ao trono, foi batizado nesta quarta-feira (23/10) em uma cerimônia privada na presença da rainha Elizabeth II, bisavó da criança, e de 21 familiares e amigos. O batizado foi oficiado pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder da Igreja Anglicana. Os duques de Cambridge, o príncipe William e Catherine, pais do menino de três meses, escolheram a capela real do palácio de Saint James, em Londres, no que foi interpretado como um desejo de manter a discrição da cerimônia.


Vestido em renda e cetim, a fonte, a água do rio Jordão: essas são algumas curiosidades sobre o batismo do príncipe George. Trata-se de uma réplica do vestido criado em 1841 para a filha mais velha da rainha imperatriz Victoria, a princesa Victoria. É feito de rendas e cetim branco. Mais de 60 bebês da família real britânica usaram depois dela, incluindo todos os filhos e netos da rainha Elizabeth. O último a vesti-lo foi Louise Windsor, filha do príncipe Edward, em 2004.

Mas, cada vez mais frágil, o original é agora cuidadosamente preservado, e uma réplica foi criada por ordem da Rainha. Foi usado pela primeira vez em 2008 para o batismo do irmão de Louise, James, e os de Savannah e Isla, bisnetas da rainha.

Capela real
Em uma ruptura com a tradição, o batismo acontece na Capela Real do Palácio St. James, em vez do Palácio de Buckingham. Foi neste local que repousou os restos mortais da mãe de William, a princesa Diana, antes de seu funeral, em 1997.

A capela começou a ser construída em 1531 pelo rei Henrique VIII. O coração da rainha Mary I da Inglaterra foi sepultado na capela-mor em 1558. Foi também onde a rainha Victoria casou-se com o príncipe Albert, em 1840. O último batismo de um membro da família real no local foi o da princesa Beatrice, uma prima do príncipe William, em 1988.
Fonte batismal

Os membros da família real são tradicionalmente batizados com água do rio Jordão, onde Jesus foi batizado por João Batista segundo o Evangelho. A fonte dourada, em que foram esculpidos lírios e querubins tocando a lira, foi encomendada pela rainha Victoria e usada pela primeira vez para o batismo da princesa Victoria em 1841.

Tem sido usada para batismos da família real desde então, com exclusão da princesa Eugenie em 1990. Com uma altura e diâmetro de 43 centímetros, é uma das joias da coroa mantidas na Torre de Londres.

Moeda comemorativa

Uma moeda de cinco libras (seis euros) foi cunhada, especialmente por ocasião do batismo, a primeira vez para uma tal cerimônia.

MAIS SOBRE MEXERICO