Raul Gil conta segredo do sucesso aos 73 anos

por Estado de Minas 25/06/2011 09:33

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Ernesto Rodrigues/AE
Raul Gil continua brilhando no SBT/Alterosa e revelando grandes nomes da música (foto: Ernesto Rodrigues/AE)

Aos 73 anos, Raul Gil (foto) já perdeu as contas de quantos artistas lançou e ajudou a estourar no país. Egresso ele próprio de concursos, primeiro no rádio e depois na TV, nos anos 1950, o apresentador do SBT/Alterosa – com passagens pela Band, pela Record e pela extinta Manchete – não admite que esqueçam essa história. No ar com o quadro Novos talentos, Raul desafia os programas concorrentes, principalmente o reality show Ídolos, da Record, no quesito repercussão e sucesso de seus candidatos. "Mas o Ídolos o que é? É um programa de calouros do Raul Gil!", dispara.

"Acho engraçado que eles divulguem esse reality no Brasil como novidade e se esqueçam de que já existe esse tipo de programa. Eu comecei com esse formato em 1973. E olha que não fui em quem criou isso. Calouro é universal, todo o mundo faz." Na comparação de vendagem de CDs e números de shows, os discípulos de Raul saem na frente da trupe de Rodrigo Faro. Israel Lucero, por exemplo, que venceu o Ídolos 2010, vendeu até agora cerca de 10 mil discos. Brenda dos Santos, ganhadora do Jovens Talentos 2010, já passou dos 30 mil.

Todos os gêneros
De música gospel a canto lírico, passando por sertanejo, pop e música romântica, não há gênero pelo qual Raul Gil não tenha contribuído. "Tem uns artistas que vingam, outros não. A gente torce para eles fazerem sucesso. O Selton Mello, por exemplo, cantou no meu programa quando tinha oito anos e hoje é esse ator maravilhoso."

Branco Mello, do Titãs, reconhece o empurrãozinho do apresentador em sua carreira. "Quando começamos, ainda não existiam emissoras especializadas em música. O Raul Gil abriu espaço para vários artistas. Fora nós, Titãs, frequentavam seu programa o Ultraje a Rigor, Kid Abelha, Lulu Santos e tantos outros. Sempre admiramos e gostamos muito do Raul.” Procurada pela reportagem, a Record afirmou reconhecer o trabalho de Raul Gil em revelar cantores, mas reiterou que o Ídolos também é responsável por lançar nomes de destaque da música.

Outros projetos
Raul Gil ainda está gravando a final da segunda temporada do Novos talentos, do seu programa no SBT/Alterosa, que terminará em meados de julho. O apresentador, no entanto, já prepara as mudanças do quadro. A atração receberá candidatos mais velhos, entre 30 e 35 anos. "Eles ainda são jovens e merecem essa chance”, diz Raul Gil.

Em agosto, estreará o concurso "Pequenos Talentos”. "Quero candidatos de 1 a 12 anos. Basta saber cantar.” Vencedora da última edição, Brenda dos Santos avalia a experiência no programa como um aprendizado. "Foi um momento lindo da minha vida”, fala.

Crias do Raul
Quem já foi calouro do apresentador

Edson & Hudson – A ex-dupla,que se separou em 2010 e vendeu mais de 4 milhões de álbuns, começou a carreira no Raul Gil, em meados de 1990. Foi o filho do apresentador quem ajudou a escolher o nome artístico dos irmãos Huelinton e Udson.

• Gian & Giovanni – Dupla sertaneja de sucesso participou como caloura em 1991, segundo o apresentador.

Robinson Monteiro – Apelidado de "anjo”, apareceu no Raul Gil em 2001 e se sagrou o vencedor da temporada. Já vendeu mais de 1,5 milhão de discos e emplacou a música Pra sempre vou te amar.

Simony – Foi caloura mirim, com três anos.

Ricky Vallen – Estreou no palco do Raul Gil em 2004, sagrando-se vencedor da temporada. Já foi indicado ao Grammy Latino 2007, como artista revelação, e emplacou músicas nas trilhas sonoras das novelas Ti-ti-ti , Viver a vida e Negócio da China.

Jamilly – Sucesso no segmento da música gospel, a cantora participou da atração quando tinha nove anos e, em 2001, gravou seu primeiro CD. Já vendeu mais de 300 mil discos.

Titãs, Ultraje a Rigor, Kid Abelha, RPM e Lulu Santos – Foi Raul Gil quem abriu espaço em seus programas para cantores e grupos de rock iniciante dos anos 1980.

Irmãs Miranda – No início da década de 1980, as irmãs Sula Miranda, Maria Odete (Gretchen) e Iara formaram o grupo. Quando Gretchen deixou o conjunto para se lançar em carreira solo, Sula e Iara se juntaram à prima prima Paula formando As Melindrosas, que vendeu quatro milhões de discos.

É o Tchan – Quando ainda chamava Gera Samba, em meados de 1990, o grupo fez uma das primeiras aparições na TV em uma atração de Raul Gil.

Bruno & Marrone – No início da década de 1990, Raul Gil Jr., filho do apresentador, descobriu a dupla em um karaokê em São Paulo e a levou para seu programa.

Fábio Jr. – Em 1974, o cantor iniciante apresentou a música Qual é a sua? no palco do Raul Gil.

Sidney Magal – A primeira aparição do artista na TV, na década de 1970, foi com Raul Gil.

MAIS SOBRE MEXERICO