Fartura anuncia novo endereço e versão dedicada a crianças

Evento culinário acontece no Barro Preto nos dias 21 e 22 de outubro

por Pedro Antunes/Estadão Conteúdo Estado de Minas 19/09/2017 20:03

A edição de 2017 do Festival Fartura – Comidas do Brasil já tem data para acontecer em Belo Horizonte. Entre 21 e 22 de outubro, o evento de celebração da culinária brasileira promete movimentar a cena gastronômica da capital com diversas atividades, entre vendas de pratos, bebidas, degustações e cursos.

Rodrigo Sampaio/Divulgação
Edição 2017 do festival gastronômico deixa a Praça da Liberdade e se instala em quarteirão do Barro Preto (foto: Rodrigo Sampaio/Divulgação)

Mais de 130 chefs de todo o país estão envolvidos no projeto, que tem novo endereço. Mudou-se da Praça da Liberdade, onde esteve sediado nos últimos três anos, para a Rua Tenente Brito Melo, no Barro Preto (quarteirão situado entre as ruas Gonçalves Dias e Alvarenga Peixoto).

A grande novidade deste festival é o Fartura Kids – versão da festa criada especialmente para crianças. Fixada entre os dias 28 e 29 de outubro, no mesmo local da variante adulta, a programação inclui oficinas e brincadeiras que prometem fazer os pequenos botarem a mão na massa, além de proporcionar ao paladar infantil todo um universo de descobertas. Enquanto a garotada se diverte, os pais terão à disposição aulas de educação nutricional familiar.

Promovido em outras quatro cidades brasileiras  – Tiradentes, São Paulo, Fortaleza e Belém do Pará –, o Fartura este ano atravessa o Atlântico. Antes de desembarcar em BH, cumpre roteiro em Lisboa, desta sexta até segunda (25/9). A gastronomia mineira é uma das estrelas do intercâmbio. Um das convidadas para a viagem foi a produtora de geleias Josiane Pereira, dona do restaurante Du Elvas, de Tiradentes. Acompanhada de chefs renomados, como Ivo Faria, proprietário do Vecchio Sogno, ela dividirá panelas, experiências e receitas com o chef José Avillez, do Belcanto. O estabelecimento é o único de Portugal a colecionar duas estrelas no guia Michelin.

A culinária do Ceará também será representada nas terras lusitanas, já que a excursão inclui o chef cearense Ivan Prado. Junto ao craque português Vítor Sobral, ele prepara um almoço na Peixaria da Esquina, em que se misturam temperos, sabores e culturas de suas origens e vivências.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA