Sem medo de errar: confira a pronúncia correta de termos culinários em francês

Recentemente, Cláudia Ohana e Ana Maria Braga passaram por um momento de constrangimento na TV por causa do mis en place

por Estado de Minas 12/07/2017 10:54

Globo / Reprodução
(foto: Globo / Reprodução)
Há algumas semanas, no dia 26 de junho, a atriz Cláudio Ohana protagonizou um momento de climão com Ana Maria Braga, durante a exibição do quadro Super Chefs Celebridades, no programa da apresentadora. Tudo por conta da pronúncia de um termo em francês, muito usado na culinária: Mis en place.

 

"Eu fiz em casa o 'mise en plá''', disse Ohana, que logo foi interrompida pela apresentadora. ''Mise en place'', disse Ana. ''Mise en plá'', rebateu a atriz, dizendo que em francês não se pronunciava o ''ce''. Ana então disse que no programa eles falavam assim e Claudia continuou: ''É que eu sei falar francês, desculpa aí''.

 

O assunto bombou nas redes sociais e Cláudia foi muito criticada, considerada arrogante pelo público. No dia seguinte, a atriz pediu desculpas: ''Quero te pedir desculpas, eu fui muito metida. Vou pedir desculpas para o público também porque eu fui muito metida. Acho que falo francês, eu falo por acaso, e aquilo do Mise en place, você estava certíssima'', disse a atriz, aparentemente constrangida.

 

Ana Maria, então, aceitou as desculpas e não quis se prolongar no assunto para dar início ao programa. ''Eu fui aprendendo de tanto ouvir falarem, pensei 'será que todo mundo falou errado?''', questionou.

 

Aproveitando a polêmica, um aplicativo alemão de ensino de línguas, com atuação no Brasil, mandou uma ajudinha para quem deseja pronunciar os termos franceses sem maiores constrangimentos na cozinha, confira e pratique:


Mise en place

Significado: É a organização de ingredientes e separação dos utensílios para a preparação de receitas.

Pronúncia: 

 

Croûtons

Significado: Cubinhos de pão, torrados em óleo ou manteiga, muito consumidos com sopas ou saladas.

Pronúncia: 

 

Quiche Lorraine

Significado: Torta feita com massa amanteigada e recheio de bacon e queijo. Lorraine (Lorena, em português) é uma região francesa.

Pronúncia:

 

Coq au Vin

Significado: Inspirado na receita portuguesa Galinha à Cabidela, o prato consiste em carne de galo cozida ao vinho tinto. Pronúncia:

 

Chateaubriand

Significado: Filé de aproximadamente 500g acompanhado de um molho à base de manteiga e gemas de ovo. (O nome é uma homenagem ao escritor e diplomata da época de Napoleão, François-René de Chateaubriand.)

Pronúncia: 

 


 

Ratatouille

Significado: Prato típico da região de Provença feito com legumes, ervas regionais e azeite de oliva.

Pronúncia: 

 

Cassoulet

Significado: Espécie de feijoada, preparada com feijões brancos, frango e carne de porco. O prato é originário das cidades de Carcassonne, Castelnaudary e Toulouse.

Pronúncia: 

 

Fricassée

Significado: Tipo de guisado (feito com frango, carneiro, peixe ou mariscos) ao molho branco.

Pronúncia:

 

Crêpe

Significado: Famosa panqueca preparada à base de farinha, leite e ovos e servida com recheio doce ou salgado. Pronúncia:

 

Croissant

Significado: Espécie de pão feito com massa folhada amanteigada que pode ser apreciado com ou sem recheio. Pronúncia:

 

Macaron

Significado: Doce recheado parecido com biscoito, feito com farinha de amêndoa.

Pronúncia: 

 

Crème Brûlée

Significado: Sobremesa feita com creme de leite, açúcar e gema de ovo. A superfície leva uma camada de açúcar queimada (brûlée) com um maçarico para formar um caramelo crocante.

Pronúncia:

MAIS SOBRE GASTRONOMIA