Congonhas tem festival de quitandas mineiras e sertanejo de raiz

Festa reúne mais de 60 quitandeiras e vai eleger a melhor iguaria da cidade e outra melhor da região

por Francelle Marzano 16/05/2017 16:45
Festival da Quitanda/Divulgação
(foto: Festival da Quitanda/Divulgação )
Tem pão, tem bolo, tem cubu na folha de bananeira, tem chá, caldo e cachaça, caso você precise espantar o frio. No próximo fim de semana, 20 e 21, a cidade de Congonhas, na Região Central de Minas Gerais, recebe a 17ª edição do Festival de Quitanda. Quem passar pela Romaria, centro cultural localizado junto ao conjunto arquitetônico das obras de Aleijadinho, vai reviver um cenário de vida no campo, com quitutes, dança do congado e sertanejo. 

A festa começa no sábado com a Noite de Caldos e Violas. Para espantar o frio, serão servidor diversos tipos de caldos e o cantor Gabriel Sater e a dupla Mayck e Lyan, apresentam a música sertaneja de raiz. 

Já no domingo, 21, será montado um cenário de antigos armazéns no local, com mais de 60 quitandeiras de Congonhas e de cidades da região, com quitutes tradicionais da culinária mineira. As grandes estrelas da festa serão o chá de congonha e o cubu, que vão ser oferecidos de graça aos visitantes durante o evento, junto com um caderno de receitas do festival. 

Os festival também vai premiar as melhores iguarias. Durante o evento, 30 jurados especializados entre chefes de cozinha, professores de gastronomia, donos de restaurantes e designers vão eleger a “Prata da Casa” (melhor quitanda de Congonhas), a melhor “Quitanda Regional”, a "Quitanda Comércio Especializado”, que é a melhor iguaria dentre as padarias, confeitarias e supermercados participantes, e o prêmio de “Melhor Stand” para ornamentação.

Para animar a festa, haverá apresentação de grupos de Congado, da Corporação Musical Senhor Bom Jesus, Mayara Rodrigues, Grupo Viola Inviolada, Miltinho Edibeto e banda e Cleiber Tarcísio.

Artesãos de Congonhas também terão um espaço reservado para expor e vender seus trabalhos.O objetivo, de acordo com o prefeito da cidade, Zelinho de Freitas, é regatar a cultura dos quitutes na cidade e oferecer ao produtor locala oportunidade de vender seus produtos. 


Serviço:

Sábado, 20 de maio
Noite de caldos e Violas
A partir das 21h
Local: Romaria - Congonhas 

Domingo, 21 de maio
17º Festival da Quitanda 
A partir das 9h 
Local: Romaria - Congonhas 


MAIS SOBRE GASTRONOMIA