Sabor de infância: doces recordações para celebrar o Dia das Mães

Neste domingo é comemorado o Dia das Mães e para celebrar a data, vamos ensinar uma deliciosa receita de bolo de chocolate com leva na receita a memória afetiva de momentos felizes e falar como tudo começou

por Estado de Minas 12/05/2017 11:10
Doce equilíbrio/Divulgação
(foto: Doce equilíbrio/Divulgação)
O Dia das Mães é uma oportunidade também de se recordar de doces lembranças da família como um todo, e porque não marcar a data com uma receita que todos podem fazer juntos?O antropólogo Raul Lody, compartilha um pouco sobre a história que o Dia das Mães carrega, além de sugerir a receita de um bolo de chocolate, que traz à tona memórias e deleites. Para não exagerar, a nutricionista Marcia Daskal pontua algumas dicas para passar o dia com equilíbrio e sem culpa!

 A data especial representa a fertilidade e a natureza da mulher, uma oportunidade para retribuir, de forma simbólica, todo carinho, paciência e amor que elas têm por seus filhos. Por isso, é muito comum que a família se reúna ao redor de cardápios diferenciados e o doce, como sobremesa, não pode ficar de fora.
 

Origem da data

 
Apesar de todos os dias serem oportunidades para reconhecer e retribuir o que elas fazem pela família e pelos filhos, a homenagem ganha mais espaço neste mês. “A escolha da data é consequência da iniciativa de Anna Jarvis, uma norte-americana que em 1907 estava desolada com a morte de sua mãe, reuniu um grupo de pessoas para engrandecer todas elas, com o objetivo de tornar o agradecimento um gesto mais frequente”, conta o antropólogo Raul Lody. A partir da movimentação gerada durante essa manifestação, que tomou lugar primeiramente nos Estados Unidos, outras nações começaram a seguir o exemplo. “No Brasil, a data foi instituída oficialmente em 1918, durante o governo de Getúlio Vargas”, completa Raul.
 
Em nosso país, uma das formas mais comuns de celebrar é por meio de comidas típicas. “Festas com comidas em fartura são um traço sociocultural do brasileiro. O açúcar assume um papel importante nesse tipo de evento e, quando consumido com equilíbrio, é uma bela e doce pedida”, lembra o antropólogo. Seguindo essa linha, que tal complementar a comemoração do Dia das Mães com uma lembrança, não só amorosa, como apetitosa?
 
Doce equilíbrio/Divulgação
(foto: Doce equilíbrio/Divulgação)
 
A Marcia Daskal, nutricionista e proprietária da Recomendo Assessoria em Nutrição, indica: “Ao se deparar com a mesa farta de sobremesas, invista naquela que você mais gosta e coma pequenas porções. Fazendo isso, você não abre mão do prazer de comer, mata a vontade e consome com equilíbrio. Uma boa opção é o tradicional bolo de chocolate, que reúne em uma só receita praticidade, lembranças e muito sabor. Além disso, é uma receita que não tem erro, pois agrada todos os gostos”.
 
 

 
Ingredientes do bolo de chocolate

(rende um bolo de 22 cm):  
 
200g de farinha de trigo peneirada;
200g de açúcar refinado;
100g de manteiga na temperatura ambiente;
75g de cacau amargo em pó;
5 ovos;
50ml de leite;
16g de fermento biológico seco granulado;

 Modo de fazer:

 
Primeiramente, com as mãos bem limpas, pegue os ovos e separe as claras das gemas. Depois, passe as gemas delicadamente numa peneira para remover a sua película e reserve. Numa batedeira, bata as claras em neve bem firme e reserve.Em seguida, na batedeira, peneire o açúcar e bata com as gemas, que você deixou reservadas, por cerca de 15 minutos até que fique uma mistura bem homogênea. Agora, acrescente a manteiga e continue a bater; comece a adicionar aos poucos a farinha peneirada juntamente com cacau e também de quando em quando o leite.
 
Retire a batedeira e com uma colher de pau ou uma espátula de silicone, coloque o fermento peneirado e as claras em neve; mexa suavemente de baixo para cima com cuidado para não desmontá-las.Pegue a forma e recorte o papel manteiga do tamanho de seu fundo; forre, unte as laterais da forma com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
 
Coloque a massa do bolo na forma. Asse no forno pré-aquecido a 160°C por cerca de 45-50 minutos. Para ter certeza que o bolo está pronto, enfie um palito nele. Se o palito sair seco, é porque o bolo já está pronto. Aguarde um pouco para retirá-lo do forno e então, sirva sua mãe e os convidados, adoçando ainda mais a celebração do Dia das Mães! 
 
Conheça outras receitas no site: www.campanhadoceequilibrio.com.br

MAIS SOBRE GASTRONOMIA