Pernil com abobrinha: aprenda fazer esta receita simples repleta de sabor

A comida de tropeiro, bem caseira , preparada no fogão a lenha é o tema da nossa receita de hoje que vem lá da Serra do Cipó. E não deixe de ver os roteiros de turismo publicados hoje no especial Rotas de Minas

28/04/2017 11:52
Beto Novaes/EM
(foto: Beto Novaes/EM)
Professor Juquinha ainda perambula pelos caminhos do Cipó. Ensinou a arte da vida, da natureza, do estar só. O guardião da serra está lá, sorrindo como nunca. A estátua da artista plástica Virgínia Ferreira, em homenagem ao andarilho, com três metros de altura, está sobre um platô, no caminho para Conceição do Mato Dentro, com vista para o infinito. Entre montanhas de poesia e de gente simples, dona Elza Ferreira Siqueira, de 53 anos, cruzou nosso caminho. Nascida e criada em Santana do Riacho, se dedica à arte de cozinhar. “Gosto de fazer minha comidinha simples, no fogão a lenha”, diz ela. É nas mesas do bar que administra, ao lado do marido, Zé Siqueira, que as pessoas provam do seu tempero (Bar e Mercearia Soberbo, rua Soberbo, 30, Santana do Riacho). E, sem demorar muito, a comida chega, quentinha. A especialidade: pernil de panela, com abobrinha e arroz vermelho (colhido na própria região). Mas há ainda muito o que comer. Dona Elza também faz frango ao molho pardo e uma costelinha com mamão, dos deuses. Com tanta receptividade e amor naquilo que faz, o resultado é casa sempre cheia. 


Ingredientes:

Para o pernil

• 2 kg de pernil de porco
• Meia cebola média
• 1 litro de óleo
• Cebolinha e tempero de alho e sal a gosto

Para o arroz

• 500 g de arroz vermelho (encontrado em mercados municipais)
• 500 ml de água
• Óleo e tempero de alho e sal a gosto

Para a abobrinha

• 500 g de abobrinha verde
• Cebolinha, óleo e tempero de alho e sal a gosto


Como fazer Pernil com abobrinha e arroz vermelho


O pernil

Cortar o pernil em pedaços, lavar em água corrente e temperar. Numa bacia, deixar marinar por duas horas. Reforgar a carne em uma panela, com óleo. Tampar e deixar por cerca de meia hora, até corar. Deixar secar. Porção para quatro pessoas. 

O arroz

Refogar o arroz no óleo e no tempero e acrescentar a água, até cozinhar (se precisar, pingar mais água durante o cozimento). O arroz vermelho não ficará soltinho.

A abobrinha

Lavar a abobrinha, cortá-la e refogá-la com óleo e tempero. Acrescentar água, tampar a panela e deixar cozinhar por cerca de 20 minutos. 
 
 
A receita fornecida por Elza Ferreira Siqueira, da Serra do Cipó foi originalmente publicada no Guia Sabores de Minas, em maio de 2006 
 
 

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE GASTRONOMIA