Tire seu preconceito da panela e deguste sardinha nesta Páscoa

No reinado do bacalhau, o pescado é visto pelos brasileiros como um peixe inferior na gastronomia. Nutritiva e saudável, a sardinha é saborosa e barata nos tempos de grana curta

13/04/2017 07:00
Beto Novaes/EM
Uma receita simples, barata e deliciosa (foto: Beto Novaes/EM)
Adeptos do lema “quanto pior, melhor”, muitos aventureiros têm verdadeiro pavor do asfalto. Gostam mesmo é de encarar e enfrentar os obstáculos das trilhas. No percurso, há restaurantes que também se adaptaram às regras. Um deles é o da Tia Lúcia, em Rio Acima. Para se chegar lá, é preciso percorrer 16 quilômetros de estrada de chão, mas a beleza do lugar recompensa o esforço. Cercado de muito verde, o restaurante tem um toque familiar que faz com que todos os visitantes se sintam em casa. “É o Aconchego Tia Lúcia”, afirma Lúcia Guilherme Léo, a Tia Lúcia. Segundo ela, o restaurante é procurado por pessoas que fogem dos centros urbanos para ouvir o canto dos pássaros, apreciar o verde e a boa comida. E isso o Aconchego tem de sobra. “Quando chegam aqui, mais parecem uma grande família do que clientes”, orgulha-se. Não é para menos. Na cozinha, sobre o imenso fogão, a variedade de pratos é de fazer com que qualquer um perca o rumo. As massas são caseiras, feitas por ela, o que dá um gosto ainda melhor ao prato mais apreciado: o talharim ao molho de sardinha. “Uma receita simples, barata e deliciosa”, conta. Não há como negar. E nem é preciso se preocupar com a falta de educação. “Aqui, é obrigatório se servir várias vezes”, brinca. Ainda bem, porque os viajantes já tinham perdido a conta de quantas vezes repetiram o talharim. O segredo do sucesso é, segundo Tia Lúcia, a distância: “Longe do asfalto, distante da cidade. Se não fosse isso, o sabor da comida seria outro.” É verdade. Enfrentar 16 quilômetros de poeira vermelha para chegar a um lugar tão aconchegante vale a pena.


Ingredientes:

• 300 g de talharim (tagliatelle)
• 2 latas (125 g cada) de sardinha em óleo
• 1 lata (340 g) de molhode tomate
• 1 cebola média picadinha
• 1 colher (chá) de noz-moscada
• 1 folha de louro inteira
• 200 g de queijo parmesão ralado
• 1 litro de água 
• 1 colher (sopa) de azeite
• Cheiro verde
• Pimenta-do-reino a gosto
• Sal a gosto


Como fazer Talharim ao molho de sardinha


Reservar o óleo da lata de sardinha. Limpar bem o peixe e fazer um corte horizontal para retirar a espinha. Reservar. Em uma panela grande, ferver um litro de água. Pôr o macarrão e uma pitada de sal. Cozinhar por cinco a sete minutos, até que a massa fique “al dente”, pré-cozida. Para o molho, usar uma colher do óleo da sardinha e azeite para refogar a cebola, até dourar. Acrescentar o molho de tomate e deixar ferver. Pôr a noz-moscada, a folha de louro, a pimenta-do-reino e o cheiro verde. Mexer bem, por cinco minutos. Desligar o fogo e acrescentar a sardinha cortada em pedaços grandes. Mexer bem.

Montagem
 
Escorrer o macarrão e colocá-lo em um prato. Despejar o molho por cima. Salpicar com queijo parmesão ralado e cheiro verde.

A receita fornecida por Lúcia Guilherme Léo, de Rio Acima foi publicada no Guia Sabores de Minas, em outubro de 2007

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE GASTRONOMIA