Tentação para os chocólatras: anote a receita de uma trufa de macadâmia

Fácil de fazer, a receita é irresistível para os amantes do chocolate belga. Ganhe dinheiro na Páscoa vendendo esta maravilha

05/04/2017 10:29
Marcos Michelin/EM
(foto: Marcos Michelin/EM )
O chocolate deve mesmo esconder muitos segredos, porque não há quem resista a tanta gostosura. Mas a soma de paixão pelo produto e faro para os negócios pode render ótimos frutos. Nascida em uma família de chocólatras, a ex-engenheira Adriana de Meira Barbosa criou uma fábrica de encantos chamada Segredos de Chocolate. Ela conta que começou a produzir bombons em casa, acompanhando a mãe, as tias e as primas, que faziam chocolates para consumo próprio. Depois, passou a vender trufas. Logo montou um ateliê e lá se vão 14 anos trabalhando com essas delícias artesanais. Hoje, ela vende para clientes, lojas, restaurantes e hotéis. A matéria-prima é o sofisticado chocolate belga, que, segundo Adriana, é mais saboroso e melhor para trabalhar. Mas nada como pôr um pouco de mineirice nas receitas. Muitos de seus bombons trazem estampadas imagens de cartões-postais de Belo Horizonte ou a Bandeira de Minas. Mal dá para acreditar nos formatos e desenhos que uma pequena trufa pode carregar. É claro que nesta Páscoa não vai faltar trabalho para Adriana. Como ela não usa conservantes, a produção começa nas três semanas que antecedem a data. Como novidade, está apostando no recheio de macadâmia, uma castanha muito nutritiva e cheia de benefícios para saúde.

Ingredientes:

Para o recheio 
• 2 cremes de leite (embalagem longa vida) de 200 g
• 100 ml de licor de cacau
• 1 kg de chocolate branco
• 2 colheres (sopa) de glucose líquida
• 200 g de noz macadâmia triturada

Para a cobertura
• 500 g de chocolate ao leite
• 500 g de chocolate amargo

Material
• Tabuleiro
• Papel mateiga


Como fazer trufa de macadâmia

Marcos Michelin/EM
(foto: Marcos Michelin/EM )

Misturar o licor de cacau com a glucose e reservar. Cortar o chocolate branco em pedaços e derreter no forno de microondas colocando de 1 minuto em 1 minuto na potência média. Três minutos devem ser suficientes para o processo. Ferver o creme de leite e depois juntar com o cacau misturado à glucose e o chocolate branco derretido. Bater na batedeira por três minutos. Acrescentar a macadâmia já triturada e misturar sem bater. Pôr em uma vasilha e deixar na geladeira por 24 horas. Fazer, com as mãos, as porções em bolinhas e voltar para a geladeira por mais cinco horas. As trufas de macadâmia estarão prontas para ser banhadas. Para isso, derreter no forno microondas o chocolate ao leite junto com o chocolate amargo, por três minutos, sem interrupções, na potência média. Dar o choque térmico no chocolate, despejando numa pedra de mármore e mexendo. O chocolate deve permanecer líquido e na temperatura de 29 graus. Banhar as trufas uma a uma, usando um garfo, antes de pôr em um tabuleiro coberto com papel manteiga. Decorar as trufas com a macadâmia. 
 
A receita de Adriana de Meira Barbosa,do Bairro Ouro Preto foi publicada no Guia Sabores de Minas, em abril de 2010 



VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE GASTRONOMIA