Semana santa é tempo de bacalhau. Aprenda uma receita de dar água na boca

O peixe salgado de sabor marcante é herança deixada pela família real portuguesa e que ganhou a mesa do brasileiro.

por Estado de Minas 24/03/2017 11:02
Marcos Michelin/EM
(foto: Marcos Michelin/EM)
Não há quem resista à iguaria preparada nas formas mais tradicionais pelas matriarcas ou pelas mãos criativas de chefes de cozinha. Uma receita simples feita pela chefe Aline Paiva prova que a combinação de alho, batata e bacalhau pode ser apresentada das formas mais surpreendentes. Ela conta que o pai fazia bacalhau na berinjela e ela, de repente, se viu preparando essa delícia. O detalhe da receita está na textura da berinjela, que amolece depois de dourada no azeite. As trouxinhas também são um sucesso. Aline conta que certa vez um casal, encantado pela criatividade, passou tanto tempo fotografando o prato que o resultado foi bacalhau frio! Aline, de 27 anos, encara o fogão desde os 16, mas, inicialmente, rejeitava a idéia de cozinhar profissionalmente. Foi trabalhando em restaurantes como garçonete e ajudante que descobriu a paixão. Hoje, cozinhar é tudo. A dica que a chefe deixa para quem quiser se arriscar na receita é ficar atento às compras para levar berinjelas bem grandes e sem nenhum furo. Além disso, sugere que as trouxinhas sejam acompanhadas de salada de rúcula, alface e tomate cereja.
Marcos Michelin/EM
(foto: Marcos Michelin/EM)

Ingredientes

• 500 g de batata-inglesa
• 500 g de bacalhau desfiado e salgado
• 2 berinjelas grandes
• 1 azeitona roxa para cada trouxinha de bacalhau
• Sal e pimenta a gosto.

Para a maionese
• 250 ml de azeite extra virgem
• 250 ml de óleo de girassol
• 2 ovos
• 5 dentes de alho
• 1 limão (suco coado)
• 100 ml de creme de leite fresco

Como fazer Bacalhau na berinjela

Dessalgar o bacalhau de um dia para o outro, deixando-o mergulhado em água, que deve ser trocada duas vezes. Ferver o bacalhau por um minuto. Escorrer e reservar. Cozinhar as batatas, que serão descascadas e amassadas. Para a maionese, bater no liquidificador os ovos, os dentes de alho e o suco do limão. Acrescentar o azeite e óleo de girassol e bater até dar ponto de maionese. Misturar o creme de leite sem bater. Misturar a batata amassada ao bacalhau e à maionese, fazendo uma massa. Cortar a berinjela em lâminas, de meio centímetro de espessura, no sentido do comprimento. Dourar em frigideira, com azeite, sal e pimenta. Pegar quatro lâminas de berinjela. Em um prato montar uma cruz com estas quatro lâminas e no meio pôr a massa já preparada. Fechar as lâminas como uma trouxinha e decorar com uma azeitona por cima. Levar ao forno pré-aquecido e deixar por dois minutos. Retirar e servir. 


Receita de Aline Paiva, do Chez Aline Bistrô,em Casa Branca, Brumadinho foi publicada no Guia Sabores de Minas em 2010, você revê aqui 

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE GASTRONOMIA