Sabia que ontem foi o Dia do Tiramisù? Vamos te ensinar fazer esta maravilha

Chef confeiteiro Rodrigo Paula ensina a fazer a deliciosa sobremesa italiana

por Ansa 22/03/2017 10:00

Rodrigo Albert/Estado de Minas
(foto: Rodrigo Albert/Estado de Minas)

Considerado um dos doces italianos mais famosos do mundo, o Tiramisù tem conquistado cada vez mais os brasileiros, tanto pelo seu sabor, quanto pela energia que traz àqueles que o degustam. Ontem, 21, foi celebrado o "Tiramisù Day" em todo o mundo. O sucesso da iniciativa, criada por Clara e Gigi Padovani, autores do livro Tisamisù. História, curiosidades, interpretações do doce italiano mais amado, e do fundador do Eataly, Oscar Farinetti, fez a hashtag #Tiramisùday garantir o primeiro lugar na ranking da Itália no Twitter.


O nome do doce provém da expressão em italiano "Tirami Sù", que significa algo como "puxa-me para cima" ou "levanta-me". "Se você vai ajudar a levantar uma pessoa que por um acaso cai no chão e pede ajuda, justamente esse ato de levantar significa Tiramisù", explicou o italiano proprietário da padaria e confeitaria Napolimania, Gennaro Di Liddo. No entanto, há diversas teorias sobre a origem da sobremesa.


Muitas regiões da Itália se consideram criadoras do doce, entre elas a de Piemonte, Lombardia e Toscana. Mas, "a príncipio ele vem da região do Vêneto, especificamente de Treviso", ressaltou Di Liddo. Algumas histórias contam que o Tiramisù surgiu em um orfanato de uma pequena cidade italiana com a intenção de dar energia às crianças do local. Outra, fala que quem criou a sobremesa foi uma senhora dona de restaurante que estava acostumada, quando criança, a ter dois tipos de merendas calóricas, e por isso juntou as bolachas, o café e uma fatia de queijo, surgindo assim o doce. Segundo Di Liddo, uma terceira teoria diz que o "doce foi criado para dar energia às prostitutas da época que tinham bastante trabalho. Elas precisavam se alimentar e ter bastante energia".


Além disso, as venezianas tinham o hábito de preparar o doce para os seus amantes ao cair da noite. Graças à combinação entre café e chocolate, considerados estimulantes, o tiramisù ganhou fama de afrodisíaco e começou a ser consumido na Itália antes de encontros amorosos. Outra possibilidade, é que a sobremesa foi criada em homenagem à visita do Duque de Toscana, Cosimo III, da família Médici, e para isso foram utilizados os ingredientes mais nobres, como o café e o queijo mascarpone. Originalmente, a receita teria sido batizada de "Zuppa del Duca" ("Sopa do Duque").


No Brasil, a receita chegou junto com os imigrantes e precisou ser adaptada pela falta de alguns ingredientes italianos. O queijo mascarpone, o chocolate e o café são os principais ingredientes da sobremesa.    No entanto, com o passar dos anos, a receita original ganhou diversas interpretações e preparações, inclusive em algumas regiões, a sobremesa é feita com bebida alcoólica, como o vinho marsala, além de chantilly.


O Tiramisù tem o poder de inspirar, cativar e energizar todos aqueles que o provam. A sobremesa italiana é uma das mais saboreadas. Segundo o proprietário da Napolimania, "a palavra Tiramisù é a quarta palavra italiana mais conhecida, ela vem atrás da palavra pizza, que tem origem napolitana; Spaghetti; e atrás da palavra Mozzarella, queijo também napolitano", disse Di Liddo.


Confira a receita do Tiramisù feita pelo chef confeiteiro Rodrigo Paula:

 

1ª etapa - Base do Tiramisù Pão-de-ló de Chocolate: 125g de manteiga 275g de açúcar 4 ovos 275g de farinha 250ml de leite integral 1 colher de fermento 70g de chocolate em pó (de preferência o de 55%) Modo de Fazer:Bata a manteiga e açúcar na batedeira até obter um creme esbranquiçado. Acrescente os ovos e continue batendo para incorporar. Depois, coloque a farinha, o leite e o fermento e bata até todos os ingredientes se misturarem. Acrescente o chocolate e misture. Em uma forma, coloque papel manteiga ou unte com margarina e farinha e acrescente a massa. Leve ao forno por 35 minutos.

 

2ª etapa - Mousse de Café: 200g de chocolate meio-amargo 110ml de creme de leite sem soro 150ml de creme de leite fresco 4g de café - Modo de Fazer:Leve o chocolate de 15 em 15 segundos no microondas até derreter totalmente. Acrescente o creme de leite e misture até obter uma consistência de ganache. Reserve. Bata o creme de leite fresco na batedeira até obter uma consistência firme. Misture no ganache e bata novamente junto com o café. Após, coloque o creme em uma forma em camada e leve a geladeira. 3ª etapa - Creme: 150g de gema 120g de açúcar 110g de creme de leite fresco (batido em consistência de chantilly) 250 g de queijo Mascarpone

 

Modo de Fazer: Misture a gema com o açúcar e leve em banho maria até o açúcar derreter. Após, coloque na batedeira e bata até obter um creme esbranquiçado. Misture o creme de leite fresco batido e acrescente o queijo Mascarpone. Mexa até obter um creme homogêneo. 4ª etapa - Montagem 5 xícaras de café espresso gelado Biscoitos de champanhe Modo de fazer:Na forma do mousse, acrescente uma camada de bolacha banhada no café e depois uma camada do creme, assim suscetivamente. A última camada é feita com uma fatia do pão de ló. Leve para geladeira por 30 minutos. Depois desenforme e decore com cacau e café em pó e em grão.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA