Aprenda a fazer drinks para o ano novo

A pedido do Estado de Minas, chefs criam receitas para você curtir a virada

por Helvécio Carlos 29/12/2016 20:03
Túlio Santos/EM/D.A Press
Túlio Santos/EM/D.A Press (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)

Um brinde para 2017: Com sorte, prosperidade e energias purificadas

A cor do ano já está definida é a greenery, mistura de verde-musgo com amarelo intenso. Ok. A informação pode funcionar na moda e na decoração, por exemplo, mas, para os supersticiosos que querem entrar 2017 com o pé direito, não resolve muita coisa. Afinal, ninguém se preocupou em comprar roupas íntimas greenery.


Se réveillon é festa em que os brindes correm soltos, o Instituto Hit/HC procurou alguns especialistas para criar o drinque que pode dar uma forcinha a mais para um ano bem legal. Romero Gomes de Moura e Marina Tampieri, da Romero Coquetéis e Eventos, embarcaram na história e, em menos de 24 horas, criaram drinques para dar sorte (Gim Tônica de Reis), purificar as energias (New Year’s Bellini) e prosperidade (Cherrytini). Todos práticos e bem fáceis de serem feitos.

A mixologista Marina Tampieri conta que, para as receitas, buscou inspiração em elementos comuns a essa época do ano, como romã. “Se trazem bons fluidos, por que não usá-los na bebida. Afinal são elementos de prosperidade e boa sorte”, comenta. Nas receitas da Romero Coquetéis, não faltaram espumante – “tem tudo a ver com a virada” –, vodca – “o pretinho básico do bar” – e gim – “tendência que chega com força em 2017”.

Guilherme Cotosck, da Brothers Evento, buscou inspiração no frescor do ano novo e nas novas possibilidades que vêm por aí para criar Sweet New Years Eve com xarope de melancia, hortelã e espumante, o Good Vibes, com xarope de maçã verde e limão siciliano, e o Fresh Sunrise, com suco de laranja, grenadine e espumante. Ele cita ainda a mais fácil de todas as receitas: espumante com frutas. “Você tem uma bebida que oferece leveza, frescor e novos sabores”.

Gezebel, da Casa Guaja, também indica seus drinques para entrar bem o ano. Um deles, Malibu Menta, está no cardápio onde a moça é bartender. Seven deve fazer a delicia dos frequentadores do espaço a partir de janeiro. “Todos são refrescantes para enfrentar o calor e os novos dias que virão.”
 
Malibu Menta

50ml de rum prata
50ml de rum de coco Malibu
50ml de água de coco
8 folhas de hortelã fresco
Água gasosa ou espumante
Gelo

Modo de preparo: Colocar todos os ingredientes em uma taça grande adicionar o gelo e completar com água gasosa, que pode ser substituído por espumante.

Para atrair sorte: Gim Tônica de Reis

50ml de gim
 15ml de suco de lichia
Completar com água tônica

Decoração: 9 sementes de romã e casca de limão siciliano

Modo de preparo: Bater em uma coqueteleira o gim, suco de lichia e gelo. Despejar em um copo com gelo e completar com a tônica. Acrescentar a decoração para boa sorte no ano novo

Seven

50ml de vodca
30ml de suco de limão tahiti
10ml de licor Amaretto
10ml de triple sec
20ml de suco de cranberry
Gelo picado

Modo de preparo: Colocar na coqueteleira a vodca, os licores e o suco de limão. Bater bem. Colocar em copo alto com bastante gelo e jogar o suco de cranberry por cima do gelo no meio do copo.

Para purificar as energias: New Year’s Bellini

30ml de purê de pêssego (bater o pêssego fresco no liquidificador com um pouco de água para obter uma textura de suco bem grosso, acrescentar açúcar se necessário)
10ml de limão siciliano
2 galhos pequenos de tomilho
Completar com espumante

Decoração: galho de tomilho

Modo de preparo: Bater em uma coqueteleira o purê de pêssego, o suco de limão e um galho de tomilho com gelo. Coar essa mistura em uma taça flute e completar com o espumante. Decorar com um galho de tomilho.

Para atrair prosperidade: Cherrytini

 45ml de vodca
 5 cerejas frescas
15ml de suco de maçã
1 squeeze de limão (um quarto de limão espremido)
Top de espumante

Decoração: cereja e folha de louro para a prosperidade

Modo de preparo: Em uma coqueteleira macerar as cerejas, adicionar a vodka, o suco de maça e um squeeze de limão. Bater tudo com gelo. Filtrar para um copo Martini e
completar com um dedo de espumante.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA