Encerramento do Festival Beer Chef Brasil acontece neste sábado, 26, em BH

Evento vai reunir 10 bares e restaurantes e pratos criados para combinar com cervejas artesanais

por Ana Clara Brant 25/11/2016 09:44

Beer Chef Brasil/Divulgação
Festival Beer Chef Brasil chega ao fim neste sábado, 26. (foto: Beer Chef Brasil/Divulgação)


Que os belo-horizontinos sempre apreciaram uma cervejinha não é novidade. E de uns tempos pra cá a cidade passou não só a consumir, como também a fabricar a bebida. Cervejarias se espalharam pela capital e região metropolitana, muitas delas comandadas por famílias. ''Como não só BH, mas Minas Gerais sempre teve muita tradição na gastronomia, acredito que uma coisa acaba puxando a outra. Sem contar que sempre inovamos nas receitas e isso se reflete na criação das cervejas também'', acredita Cindra Gomes, organizadora do Beer Chef Brasil, festival que se encerra amanhã com grande festa no Espaço Conceito Villa Albertini, em Santa Tereza.

Com o tema ''Sabores de Minas e cervejas especiais'', a 4ª edição do evento foi realizada em outubro, com 10 bares e restaurantes e trouxe como destaque ingredientes bem mineiros: café, queijo canastra, ora-pro-nóbis e maria-gondó. Os estabelecimentos participantes tiveram que criar pratos que harmonizassem com as cervejas escolhidas. Os três melhores serão conhecidos amanhã.

 



Entre os concorrentes estão o Agosto Butiquim, com a cerveja Loba Vienna Lager e o Rolezim nos quintais do sertão (rolinhos de carne recheados com bacon e picles de cebola roxa sobre crocante de farinha de pão, canapés de banana com páprica e pesto de rúcula com castanha de baru); o Chef Túlio harmoniza a Santa Tulipa IPA com Palitos de pão de queijo fritos (caseiros), acompanhados de linguiça recheada levemente picante (pimenta-malagueta) e coulis de jabuticaba; o Duke’n’Duke serve a cerveja Capa Preta Melon Collie IPA acompanhada do sanduíche feito de pão de sal, hambúrguer de 180g, folhas de basílico, molho pesto, tomate-maçã, muçarela de búfala e panceta, além de batatas fritas. O Empório Independente escolheu a cerveja Brücke Siciliana para combinar  com o Ora pro raviólis (raviólis de ora-pro-nóbis recheados com linguiça cozida na cerveja com tapioca dando liga). Acompanha pasta de queijo canastra com geleia de pimenta biquinho e esferas de limão siciliano.

Já o Köbes Bar criou o Nas terras de Maria Gondó (bolinhos de bacalhau acompanhados de pesto de maria-gondó), servido com a cerveja Berliner Weisse (Falke Bier). O Rima dos Sabores inovou no Porco maltine (lombo de porco servido “escondido” numa casquinha de chocolate meio-amargo com flor de sal e regado por molho de malte de cervejas com café, e degustado com a cerveja Urthel Quadrium Samaranth Dark Strong Ale).

TOQUE MINEIRO

 

A Salumeria Central mostrou o prato Montadito de porco (casquinha de couve com polvilho e canastra, tomatinho italiano confit, prensado de costelinha em crosta de amendoim picante, chutney de pequi e picles de cebola roxa) harmonizado com uma Mix-It- IPA (Brücke). O Seu Romão oferece o Tornedor dubbel (tornedor de filé mignon, rodeado de presunto parma, ao molho pesto à mineira), que leva cachaça e castanha-de-caju, servidos com bolinhos de batata recheados com alho-poró, creme de leite e bacon, além de minissalada e acompanhado da cerveja Wäls Dubbel. A Taberna do Vale apresenta o Máscara de porco (bochecha de porco com purê de cenouras assadas, crocante de bacon e demi glace de dunkel) com a cerveja Taberna Brown Ale. O Via Geraes oferece o prato Sabe de nada, inocente (linguiça de bacalhau com confit de tomatinho e acompanhada com geleia de tamarindo), harmonizado com a Inocência Krug Bier.

Durante a Saideira – que reunirá não só os bares, mas food trucks e cervejarias, além de contar com a apresentação dos blocos U’Bloco e Bibianos Band – será anunciado o Mixbeer – Parada Cervejeira, o primeiro carnaval cervejeiro que vai acontecer durante a folia, em fevereiro. ''O lema dessa festa será: No carnaval, beba cerveja local. Para incentivar a nossa produção. Será um evento gratuito, durante três dias, com desfile de carros alegóricos temáticos e outras atrações e que vai ser realizado em frente ao Núcleo de Estudos de Cultura Popular (Necup), na Avenida Nossa Sra. de Fátima, no Prado'', adianta Cindra.

FESTA DE SAIDEIRA DO BEER CHEF BRASIL

Premiação melhores bares e restaurantes do Circuito Gastronômico Beer Chef Brasil. Djs, Bibianos Band e U´Bloco. Amanhã, das 12h às 21h, no Espaço Conceito Villa Albertini (Rua Cristal, 137, Santa Tereza). Ingressos: R$ 12 (antecipados pelo site www.sympla.com.br) e R$ 15 (na portaria). Informações: beerchefbrasil@gmail.com
e (31) 2552-7770

MAIS SOBRE GASTRONOMIA