Vinhos do Alentejo serão destaque em BH em dois eventos desta semana

Rótulos da região portuguesa poderão ser degustados em taça ou garrafa no Uaine Night, hoje, e na feira do Projeto Aproxima, sábado

28/04/2016 12:21
Martin Benetti/AFP
(foto: Martin Benetti/AFP)
Os vinhos da região portuguesa do Alentejo serão destaque em dois eventos em BH. O primeiro deles, na noite de hoje, dia 28, será o Uaine Night, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), que foi transferido do Belvedere para a Casa Fiat de Cultura. Das 19h às 23h, 10 tendas de vinícolas alentejanas venderão seus rótulos em taça e garrafa, além de outras ocupadas por chefs e restaurantes da cidade. Na parte de bebidas, marcarão presença Herdade do Esporão, Herdade dos Cóteis, Herdade de São Miguel, Forte Real, Companhia das Quintas (vinho Gaião) e Quinta Ribeiro Santo (vinho Flor de Maio). Para acompanhar, o público terá à disposição opções de comidas por conta de Dona Lucinha, Zeppe Pizza, Djalma Mercearia, Salumeria Talho, Steak Me, O Sentido do Gosto, Roça Capital, Chef Irving Kraft, Chef Gabriel Trillo e Cadê Meu Brigadeiro?

Já no sábado, dia 30, a partir das 10h, as mesmas vinícolas retornam ao local para mais uma edição da feira do Projeto Aproxima, caracterizada pelos estandes de produtos artesanais e chefs mineiros. Paralelamente, haverá área exclusiva em que o crítico de vinhos Alexandre Lalas (revistas Gula e Wine), o jornalista Miguel Icassatti (Wine) e o chef Eduardo Maya conduzirão provas comentadas. Os dois eventos têm entrada franca. A região do Alentejo é líder do mercado português de vinhos – detém 46,4% em volume e 45% em termos de valor –, dados referentes ao ano passado. O Brasil é o segundo principal mercado importador dos vinhos alentejanos no mundo, com 3,6 milhões de garrafas por ano.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA