Bartender de BH concorre a vaga do Brasil em concurso internacional de coquetelaria

Thiago Ceccotti, que atua no bar Dub, disputa hoje a chance de ir para a final do World Class Competition, em setembro, nos Estados Unidos

por Estado de Minas 27/04/2016 14:23
João Neto/Divulgação
O bartender Thiago Ceccotti, que trabalha no bar Dub, em BH (foto: João Neto/Divulgação)
Thiago Ceccotti, que cuida dos drinques do bar Dub, na varanda do edifício Maletta, em BH, é o único concorrente de Minas Gerais ao título de melhor bartender do mundo pelo World Class Competition, uma das principais competições internacionais de coquetelaria. Na noite de hoje, ele fará demonstração de suas habilidades com bebidas diante de jurados para tentar garantir a única vaga do Brasil na final mundial, em setembro, em Miami, nos Estados Unidos.

Cecotti concorre entre 30 bartenders de todo o Brasil. Para a edição deste ano, a oitava, foram determinadas três regiões: São Paulo (São Paulo, Campinas, Jundiaí e Ribeirão Preto), Sul e Sudeste (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Balneário Camboriú) e Centro-Oeste, Norte e Nordeste (Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Belém e Recife). São quatro finalistas na primeira região, outros quatro na segunda e dois na última.

Durante essa semifinal regional, os profissionais serão avaliados por júri que tem entre seus integrantes embaixadores da empresa Diageo, gigante inglesa que detém marcas como Johnnie Walker, Smirnoff, Baileys e Guinness. Em cada bar visitado, a experiência será analisada de maneira ampla: do atendimento e interação do bartender com o cliente até a criatividade das receitas, passando pelo tempo e qualidade de execução dos drinques.

Ao todo, serão eleitos 10 bartenders para a final nacional, que será realziada nos dias 23 e 24 de maio, em São Paulo.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA