Fabricantes diversificam produtos à base de chocolate

Negócio é seduzir o consumidor por meio de formatos inusitados, chamativos, ricos em apelos que instiguem também a emoção

por Laura Valente 13/03/2016 12:25
Divulgação
Galinha confisserie (foto: Divulgação)
Não basta ser doce, é preciso emocionar. Em tempos bicudos para o comércio, fabricantes de produtos para a Páscoa parecem ter levado ao pé da letra a simbologia da renovação intrínseca à data comemorada pela comunidade cristã. Assim, não vale apenas lançar no mercado ovos à base de chocolate puro ou incrementados por ingredientes e recheios sortidos: o negócio é seduzir o consumidor por meio de formatos inusitados, chamativos, ricos em apelos que instiguem também a emoção, remetem à afetividade, promovam o lúdico e provocam o desejo.


É claro que o sabor ainda é o principal chamarisco para a confeitaria especializada, tanto que empresas produtoras de linhas mais sofisticadas investem no famoso chocolate belga e em ingredientes gourmets para fisgar o cliente. Outras apostam em parcerias para aumentar o valor agregado do produto, exemplo daquelas empreendidas entre fabricantes e joalherias. E mesmo entre empresas que já têm presença garantida por meio da oferta de sabores popularmente consagrados é feito todo um esforço para surpreender e garantir a preferência do público.


Sediada em São Paulo, mas com canal de vendas aberto via e-commerce para BH e outras cidades, a Chocolat du Jour procura cativar o respeitável público com linha inspirada no universo lúdico circense. Assim, criou chocolates em formatos de animais e palhaços, delicadamente dispostos em embalagens também encantadoras que remetem ao picadeiro. “Pensamos em oferecer algo novo, surpreender e encantar os clientes. Foi feito um trabalho muito artístico na criação dos ovos da linha Circo (palhaço, macaco, leão, elefante). Na verdade, são verdadeiras esculturas em chocolate, para emocionar nesta Páscoa”, justifica Patrícia Landmann, diretora de Marketing e sócia da empresa.


Também de SP, Giulianna Loduca Scalamandré, chef pâtissière da Brigadeiros By Cousin’s, criou doces sofisticados e muito delicados, preparados com chocolate belga e suíço. Um deles traz marshmallow de chocolate e outro bolo de cenoura coberto com creme de brigadeiro de chocolate ao leite suíço. Há, ainda, opção decorada com pérolas e ouro comestível. “São sugestões exclusivas, cheias de glamour e sabor, para deixar a data ainda mais gostosa e impressionar com um presente especial”, afirma.


Aqui, Cynthia Geo criou coelhos, corações e ovos de galinha para o público da Confisserie du Chocolat, entre outras novidades. “Nosso objetivo é sempre proporcionar inovações e sair do tradicional pois várias pessoas procuram produtos diferenciados para surpreender sem descaracterizar a Páscoa.” Já a Lacta optou pelo “disfarce” para conquistar o consumidor. “ Buscamos sempre trazer novidades, tornando a data ainda mais especial por meio de inovações em sabores e também em formatos, como é o caso de Bis Xtra: o chocolate mais vendido do país chega em forma de cubo, com casca supergrossa, cheia de pedaços e ainda disfarçada de caixa de som, para ninguém precisar dividir”, brinca Gabriel Garcia, gerente de Marketing de Páscoa da Mondelez Brasil.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA