Quatro restaurantes de Belo Horizonte participarão do Goût de France, dia 21

Ação do governo francês reunirá cerca de 1,5 mil casas em todo mundo, cada uma com um jantar especial para homenagear a culinária do país europeu

por Eduardo Tristão Girão 02/03/2016 15:00
Marcos Vieira/Divulgação
Phillipe e Silvana Watel, do restaurante Au Bon Vivant, em BH, um dos integrantes do evento (foto: Marcos Vieira/Divulgação)
Quatro restaurantes de Belo Horizonte participarão da segunda edição do Goût de France, evento promovido pelo Ministério das Relações Exteriores e Desenvolvimento Internacional da França que reunirá mais de 1,5 mil chefs de todo o mundo dia 21 deste mês. Os restaurantes participantes homenagearão a cozinha do país europeu com um menu especialmente criado para a ocasião, servido apenas neste dia e durante o jantar. Os representantes da capital mineira são Au Bon Vivant, Borracharia Gastrobar, Taste-Vin e Xapuri.

Este ano, 85 restaurantes brasileiros participam do evento, 25 a mais que na edição anterior. No total, são 19 cidades, com Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo concentrando a maioria das casas. A recomendação é que cada casa elabore menu com entrada, um ou mais pratos principais, sobremesa, vinhos franceses e uma seleção de queijos. Curiosidade: o evento também será realizado também durante os serviços de bordo da companhia aérea Air France e de quatro navios da Le Ponant.

“Ano passado, fomos 100% franceses. Neste ano, decidimos dar um toque de mineiridade no cardápio”, comenta Philippe Watel, um dos proprietários do restaurante Au Bon Vivant, no Bairro Cruzeiro. Sua mulher, Silvana, que comanda a cozinha da casa, criou receitas como a truta ao beurre blanc de cambuci e ratatouille de legumes mineiros e a costeleta de porco grelhada com molho de uvaia, farofa de castanhas e trouxinha de taioba com abóbora e bacon. Os queijos que selecionou – mineiros, claro – têm tempo de cura entre 30 e 90 dias.

Nas demais casas, há receitas como confit de pato ao molho de pimenta dedo de moça e suflê de legumes (ambas do Taste-Vin); flã de Cointreau com castanhas brasileiras e filé ao molho de pimenta (as duas a cargo do Xapuri); e cheesecake de goiabada com requeijão tostado e costela de boi desossada com purê de cenoura e chimichurrri (feitas pela Borracharia Gastrobar). Os preços variam de lugar para lugar, entre R$ 110 e R$ 160 (por pessoa).

No restante do país, figuram como participantes restaurantes como os cariocas Eça, Le Pré Catelan e Olympe e os paulistanos Parigi, Le Bilboquet e Skye. Em Paris, Guy Savoy, Yannick Alléno e o brasileiro Alexandre Furtado estão entre os chefs que aderiram ao evento, além de Alain Ducasse, que, além disso, é um dos organizadores do evento, ao lado do governo francês.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA