Caderno de receitas da vovó perde lugar para vídeos curtos na Internet

Iniciativas como o Tastemade ganham adeptos e prometem fazer os iniciantes na culinária aposentarem o livro de segredos

por Pedro Galvão 09/02/2016 10:00
EM/D.A.Press
(foto: EM/D.A.Press)
O pesado e empoeirado livro de receitas da vovó pode ter sido muito útil em algum momento da vida de quem resolveu se arriscar na cozinha, mas os tempos definitivamente são outros. No caso da culinária, a revolução está sendo televisionada, ou melhor, transmitida via YouTube, Facebook e Instagram. Com vídeos dinâmicos, de curta duração e com apresentação superapetitosa, páginas de receitas viraram sucesso na web, fazendo muita gente perder o medo do fogão.

Quem está conectado ao Facebook provavelmente já se derreteu de vontade de comer alguma dessas delícias preparadas em 40 segundos que invadiram a timeline nos últimos tempos. Hambúrgueres suculentos, delícias vegetarianas, sobremesas cremosas cheias de chocolate ou um petisco que você imaginava só encontrar naquela franquia cara que abriu no shopping, tudo agora parece muito fácil de ser preparado.

Os responsáveis por essas tentações são alguns canais de mídia especializados em gastronomia e lifestyle, como o Tastemade Brasil. A ideia é apresentar conteúdos chamativos para o público mais variado possível. “As plataformas de web permitem falar com públicos mais específicos. Se fosse na TV, você dificilmente teria espaço para um programa vegetariano, por exemplo, pois não haveria audiência suficiente para sustentar. Na web, podemos falar para todo mundo, independentemente da segmentação”, afirma Steven Kydd, um dos fundadores do Tastamade nos Estados Unidos.

LINGUAGEM GLOBAL Além do Facebook, eles também estão presentes no YouTube, Snapchat, Instagram, Spotify, Apple TV, além de ter sei próprio website. Atualmente, alcançam uma audiência global de 116 milhões de usuários. Criada em 2012 como um canal multimídia de comida e viagens, a marca sempre teve o objetivo de atuar em todo o planeta. “Desde o princípio, pensamos em ser globais, e não há linguagem mais global do que a culinária’’, diz Kydd.

O Tastemade Brasil foi criado pouco tempo depois da fundação da marca na Califórnia. Hoje conta com 5,8 milhões de seguidores no Facebook. Para alimentar as páginas com conteúdo verde-amarelo, a empresa tem 50 parceiros no país, chamados ‘’tastemakers’’. Eles possuem suas próprias páginas ou apenas filmam receitas especialmente para o Tastemade. O importante é reunir um material atraente, principalmente para o público entre 18 e 35 anos interessado em desenvolver novas habilidades na cozinha.

No mês que vem, Kydd virá ao Brasil para inaugurar um estúdio do grupo em São Paulo. Além do Tastemade, páginas como Tasty (Buzzfeed), Shortfilmes (em parceria com o Catraca Livre), Rolê Gourmet, Dulce Delight, Receitas de Minuto e outras também se especializaram em produzir vídeos curtos de receitas variadas.

UM PUNHADO DE OPÇÕES

Ficou com vontade?
Confira algumas das páginas de receitas mais curtidas pelo público no Facebook e arrisque um prato:

www.facebook.com/tastemadebr
www.facebook.com/buzzfeedtasty
www.facebook.com/ReceitasDeMinuto
www.facebook.com/shotfilmes
www.facebook.com/dulcedelight
www.facebook.com/RoleGourmet
www.facebook.com/RitaLobo

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