Festival da jabuticaba e artesanato de Sabará começa nesta sexta

Licor, geleia, sorvete, vinho e molho de pimenta estarão à venda, além da própria fruta fresca. Trabalhos de artesãos locais e shows completam a programação, que termina domingo

por Eduardo Tristão Girão 01/12/2015 17:03
Sidney Lopes/EM
Produção de jabuticaba deste ano ficou abaixo do esperado em Sabará, mas não faltará fruta para o festival (foto: Sidney Lopes/EM)
Sabará promove esta semana a 29ª edição de seu Festival da Jabuticaba (associado a 13ª Feira do Artesanato), com venda da fruta fresca, seus derivados e artesanato em quase 60 estandes, de sexta a domingo. Barracas de comidas variadas, além de shows (Aline Calixto cantará sábado à noite), completam a programação do evento, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo da cidade. Ao todo, são esperadas 60 mil pessoas.

“Com o atraso da chuva, não haverá aquela produção maciça de jabuticaba como esperávamos, mas não faltará a fruta in natura. Será o suficiente para o evento. Em outros municípios mineiros, soube que faltou fruta e até cancelaram festas”, afirma Júlio César Rocha, secretário de turismo de Sabará. Os produtores particioantes fazem parte da Associação dos Produtores de Derivados de Jabuticaba de Sabará (Asprodejas).

Licor, geleia, sorvete, vinho e molho de pimenta estão entre os derivados de jabuticaba à venda durante o evento – os preços variam entre R$ 4 e R$ 20. Só de venda de fruta fresca, serão 15 estandes. Os interessados em alugar pés de jabuticaba podem entrar em contato com a organização do evento, que tem contatos de cerca de 15 moradores da cidade cujos quintais têm pés carregados de frutas.

Antes realizado na Praça dos Esportes, o festival foi transferido para a Avenida Central (conhecida reta da Lagoa), no bairro Campo Santo Antônio, que fica próximo ao centro. O espaço, que conta com área coberta e mesas, tem capacidade para receber até 80 mil pessoas e, pela primeira vez, uma empresa cuidará de toda a organização dos estandes e da praça de alimentação.

Os estandes de artesanato terão trabalhos feitos por moradores da cidade, incluindo palma barroca, renda turca de bicos, imagens, quadros sacros e oratórios, entre outros. Os horários do festival são os seguintes: sexta, das 17h à 1h; sábado, das 10h à 1h; e domingo, das 9h às 20, sempre com entrada franca. Informações: (31) 3674-3021.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA