Festival Fartura BH reúne pessoas dispostas a comer, beber e se divertir

Gastronomia de qualidade e shows musicais são atração em praça na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Ingressos já estão esgotados

por Celina Aquino 03/10/2015 17:35

Sidney Lopes/EM/D.A Press
Estima-se que cinco mil pessoas passem pelo festival ao longo desse sábado (foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press)

O Festival Fartura BH promete neste domingo repetir o sucesso da abertura. O evento, que reúne 130 chefs e produtores de 15 estados brasileiros, tem início às 12h e vai até às 22h. Não há mais ingressos disponíveis. A programação inclui shows musicais e muita comida gostosa.

A gastronomia de qualidade e o sábado ensolarado formaram uma combinação perfeita no primeiro dia do Festival Fartura BH, na Praça José Mendes Júnior (ao lado do Palácio da Liberdade). O acesso ao local foi aberto às 12h e duas horas depois o espaço já estava cheio, com as pessoas ansiosas para degustar pratos típicos de várias regiões de Minas e de outros estados.


Apesar das filas para se alimentar, o público não reclama da espera. Um dos pratos que mais chamam a atenção, pelo gosto e pela forma de preparo, é o churrasco fogo de chão, do Rio Grande do Sul, no qual as peças de costela (de boi, porco ou cordeiro) são assadas próximas do solo e a céu aberto. Outra atração é o churrasco de camarão do Maranhão.

A variedade de pratos típicos salgados e doces é o principal atrativo do festival. Direto de Manaus é possível saborear um pato no tucupi com farofa crocante típica da cidade Uarini. Entre as opções de comida mineira, a panturrilha de porco assada com arroz cozido no próprio caldo e folhas do quintal (couve, taioba e maria gondó) é uma das mais disputadas.

O ambiente ao ar livre, animado por grupos musicais que se revezam no palco, é outro incentivo para a grande presença de público. Estima-se que 5 mil pessoas passem pelo festival ao longo desse sábado. Não há mais ingressos disponíveis nem para hoje nem para amanhã. As atrações são mapeadas por meio da Expedição Fartura Gastronomia. (Com informações de Pedro Cerqueira)

MAIS SOBRE GASTRONOMIA