Semana Internacional do Café começa nesta quinta com torneio de barista e mesas de negócios

Minas Gerais, maior produtor do grão no Brasil, vai contar com três competidores. Profissionais pedem mais reconhecimento para a função no estado

24/09/2015 10:18
Associação Brasileira de Café e Barista/Divulgação
Concurso de baristas vai levar representantes brasileiros à etapa mundial da competição em 2016 na Europa (foto: Associação Brasileira de Café e Barista/Divulgação)
Desta quinta-feira até sábado, Belo Horizonte vei receber a Semana Internacional do Café, maior evento do setor no país. Uma das atrações mais aguardadas do evento são os campeonatos de baristas.

As 12 mil pessoas esperadas durante o evento vão poder acompanhar o 15º  Campeonato  Brasileiro  de  Barista, o  5º  Campeonato  Brasileiro  de Preparo de Cafés Filtrados e o 8º Campeonato Brasileiro Cup Tasters.

Para o Campeonato Brasileiro de Barista, cada um dos 18 competidores vai ter 15 minutos para preparar quatro espressos, quatro capuccinos e quatro drinques de sua própria autoria. Cada bebida vai ser julgada por uma equipe de quatro juízes sensoriais e outros dois juízes técnicos que vão acompanhar todo o processo de preparação do café. Cada bebida vai ser analisada e a elas serão atribuídas notas de 0 a 6 em uma série de quesitos. O competidor que conseguir a maior pontuação será o vencedor. No torneio de preparo de cafés filtrados, será analisada a habilidade dos competidores em preparar o melhor café através do processo de infusão manual. Já o campeonato de cup toasters consiste no preparo de três xícaras de café para cada participante. Duas idênticas e uma diferente. cabe ao competidor apontar qual.

Apesar de ser o maior produtor brasileiro do grão, o estado de Minas Gerais vai contar com apenas três dos 28 inscritos nas duas primeiras categorias da disputa. Mesmo assim, os competidores do estado querem aproveitar a situação para divulgar a profissão de barista, ainda pouco difundida em Minas. É o caso de Ivan Totti Heyden (Academia do Café). “Falta mais gente interessada, que entenda e saiba de café. A profissão de barista ainda não é reconhecida em Minas como em São Paulo ou no Sul do País. O Barista é o profissional responsável pela ligação entre a fazenda, torrador e cliente”, explica. Além de Totti, os outros mineiros inscritos nas competições da Semana são Pedro Henrique Parreira Campos e Douglas Assunção Condé (Will Coffee).

Lidia Marques/Semana Internacional do Café
Mineiro Ivan Totti Heyden competindo na etapa nacional em 2013. Barista cobra mais reconhecimento da profissão em Minas Gerais, estado com a maior produção de café no Brasil (foto: Lidia Marques/Semana Internacional do Café)
Os vencedores da etapa nacional dos torneios vão ganhar da Associação Brasileira de Café e Barista a participação e os custos de viagem no Campeonato Mundial de Baristas que acontece em 2016 em Dublin, na Irlanda.

A Semana Internacional de Café acontece no Expominas, em Belo Horizonte, desta quinta-feira até sábado. Os participantes podem se credenciar pela internet, no site do evento. No local, o credenciamento começa às 11h. A entrada custa R$ 20 e produtores rurais e empresas estão isentos da taxa.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA