Os 50 melhores restaurantes do mundo: espanhol volta ao topo e D.O.M cai para 9º

A lista é elaborada anualmente pela revista britânica Restaurant

por Liana Sabo 02/06/2015 10:03
Divulgação
Restaurante espanhol El Celler de Can Roca (foto: Divulgação)
O restaurante espanhol El Celler de Can Roca, instalado em Girona, na Catalunha, voltou ao topo do ranking dos melhores do mundo, onde esteve pela primeira vez, há dois anos, quando desbancou o dinamarquês Noma, que este ano foi para o terceiro lugar. O segundo lugar coube à Osteria Francescana, comandada pelo italiano Massimo Bottura, que no ano passado foi o terceiro.

A premiação foi anunciada em Londres, durante cerimônia, que reuniu grande número de chefs vitoriosos, menos os dois únicos brasileiros da lista: Alex Atala, do D.O.M, que este ano caiu do sétimo para o nono lugar, e de Helena Rizzo, que caiu cinco posições e ficou no 41º lugar. A lista é elaborada anualmente pela revista britânica Restaurant, que conta com um corpo de cerca de mil jurados ao redor do mundo.

Administrado pelos três irmãos Roca – Joan, que chefia a cozinha; Jordi, na confeitaria, e Josep, responsável pelos vinhos e pelo salão – o El Celler de Can Roca pratica uma culinária espanhola moderna, que dá preferência a ingredientes catalães. Lá, estagiou o brasiliense Lui Veronese, chef do restaurante Cru Balcão Criativo, que funciona no Clube de Golfe. “Lembro da festa que foi quando ganhamos o prêmio em 2013”, exclamou Veronese, que se considera “eterno integrante da equipe Roca”.

Surpresa
A principal surpresa ficou por conta do peruano Central, que obteve o quarto lugar na lista, subindo onze posições. Com isso, ele se torna o primeiro restaurante da América Latina, um posto que já pertenceu ao paulistano D.O.M. de Alex Atala. Outro peruano, Astrid y Gastón, de Gaston Acurio, conquistou o 14º lugar. Completa o grupo top five o Eleven Madison Park, de Nova York, comandado por Daniel Humm, que foi escolhido o chef do ano pelos seus colegas. Veja aqui a lista completa dos 50 melhores restaurantes do mundo.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA