É tempo de abacate: esqueça as vitaminas e veja como usar a fruta com versatilidade

Rico em nutrientes, a fruta pode ser ingrediente base em saladas, wraps e sobremesas

por Izabella Figueiredo 01/03/2015 09:05
Considerado uma das frutas mais esperadas pelos brasileiros no ano, o abacate é bem mais do que o ingrediente principal das arcaicas vitaminas e guacamoles servidas pela culinária mexicana. Polivalente, a fruta também pode ser ingrediente base em saladas, wraps e até sobremesas sem contar com seus inúmeros benefícios para a saúde.
Euler Junior/EM/D.A Press
Salada de quinoa com abacate (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

Rei dos nutrientes
Abundante em vitaminas e minerais (são aproximadamente 20 deles por porção), o abacate está no pódio de alimentos mais saudáveis do pomar. Rico em potássio (que ajuda a controlar a pressão arterial ) , luteína (antioxidante que previne a degeneração ocular) , e ácidos fólicos (cruciais na reparação celular e auxiliador na gravidez ), abacates também são boa fonte de vitaminas B, C e E que ajudam a combater doenças e infecções.

Além disso, possui propriedades químicos naturais de plantas que ajudam a prevenir o câncer. Para completar os benefícios, a fruta que, infelizmente, só dá o ar da graça no Brasil, de fevereiro a abril, contém baixo teor de açúcar e alto teor fibras, o que aumenta a sensação de saciedade para quem a consome. Em estudo realizado em janeiro desse ano , a estaduniense American Heart Association concluiu que pessoas que adicionaram meio abacate fresco ao seu almoço, ficaram sem comer por cerca de duas ou três horas a mais. Apesar de gorduroso, a gordura do abacate trata-se de uma gordura “boa”, a mesma presente no azeite de oliva e no amendoim, aquela que ajuda a diminuir o colesterol ruim, desde que consumido com moderação, já que o índice calórico é bastante elevado: são cerca de 50 calorias por colher de sopa.

Diferencial para a salada
A nutricionista e gastrônoma Patrícia Saggioro, que junto com Laura Gondim e Marcela Machado comandam o restaurante Casa Amora, confessa que adora quando chega a época em que os abacateiros se frutificam. “Muitos consideram o abacate como o vilão das frutas pelo alto teor calórico, mas não é bem assim. O abacate, além de muito saudável, dá um toque especial quando compõe pratos salgados e associa-se a outros alimentos”, comenta. Em seu restaurante, que tem feito sucesso por usar ingredientes funcionais na composição do cardápio, o abacate entra como protagonista de saladas refrescantes e saborosas, com ingredientes como grão-de-bico e pepino que ganham um teor diferente, ao serem combinados com a fruta. Confira.
Euler Junior/EM/D.A Press
Salada de grão de bico com abacate (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

RECEITAS

Salada de quinoa vermelha, abacate, pepino e tomate

INGREDIENTES:

½ xícara de quinoa vermelha
1 pepino picado em cubos
2 tomates picado em cubos
1 abacate picado em cubos
um punhado de nozes,
salsinha picada
azeite de oliva a gosto
sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARAR:

Cozinhar a quinoa e resfriá-la. Acrescentar salsinha, pepino, tomate, abacate, nozes e azeite de oliva. Misturar tudo e temperar com sal e pimenta do reino.

Salada de lula, grão-de-bico e abacate

INGREDIENTES:

300g de grão-de-bico
100g de anéis de Lula
1 abacate
raspas de 1 limão
1 dente de alho
½ cebola roxa picada
1 pedaço de 2cm de gengibre ralado
½ pimenta dedo de moça picada e sem sementes
salsinha picada a gosto
azeite, sal a gosto
pimenta a gosto

MODO DE PREPARAR:

Deixe o grão-de-bico de molho por 12 horas. Cozinhe-o em água e sal. Em uma frigideira, acrescente o azeite e refogue a cebola, o alho, o gengibre e a pimenta dedo de moça por 3 minutos em fogo baixo. Adicione as lulas e salteie por 3 minutos, ou até que elas fiquem opacas. Tome cuidado para não cozinhá-las em excesso para não endurecê-las. Misture o grão-de-bico já cozido, as lulas e o abacate em cubos. Acerte o sal e a pimenta-do-reino, salpique salsinha.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA