Chef Alex Atala ensina a usar cerveja em duas receitas de ano-novo

O mestre da gastronomia brasileira passa alguns truques em vídeos que postou na sua rede social

por Fernanda Machado 30/12/2014 18:31

Nelson Almeida/AFP
(foto: Nelson Almeida/AFP)
Fim de ano é época de fartura nas mesas. Pratos de preparo simples e que enchem os olhos são os mais procurados para fazer uma reunião em casa com amigos e agradar a todos os paladares. O chef brasileiro Alex Atala, um dos mais conhecidos no mundo, criou duas receitas de ano-novo com um ingrediente: a cerveja.

Seguindo uma forte tendência de países como Bélgica e Alemanha, o chef explorou a versatilidade da bebida na receita de frango marinado em belgian golden ale (um tipo de bebida) e na sobremesa zabaione, típico doce italiano feito com ovos, que ganhou um toque com de cerveja stout. "Por que cerveja? Porque a cerveja é legal, é versátil, é casual. Nós podemos brincar com esse sabor”, explicou Atala.

Segundo a sommelier de cervejas e blogueira Alessandra Távora, o tipo escolhido por Atala para usar no frango é belga, mais alcoólico que a maioria das cervejas, com mais malte, porém mais adocicada. Já a stout é irlandesa e o sabor é meio amargo, lembra café torrado.

O mestre da gastronomia brasileira passa alguns truques das duas receitas em vídeos que postou em sua página oficial. Confira abaixo as receitas completas.


Divulgação
(foto: Divulgação)
Frango na cerveja Belgian Golden Ale
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
1 frango inteiro fresco
2 dentes de alho
1 cebola
5 g de tomilho
10 g de pimenta de cheiro
2 garrafas de cerveja estilo Belgian Golden Ale
Sal
Pimenta
1/2 Abacaxi sem casca
Manjericão fresco
Salsa fresca picada

Modo de preparo:
Tempere o frango com sal e pimenta. Reserve. Bata no liquidificador o alho, cebola, tomilho e pimenta de cheiro. Em uma tigela, coloque uma garrafa de cerveja, os temperos batidos e misture.

Adicione o frango e deixe marinar por 12 horas na geladeira. Após esse tempo, recheie o frango com o abacaxi e o coloque sobre uma grelha dentro de uma assadeira com os temperos e o suco da marinada.

Pré aqueça o forno a 160 graus e asse o frango por 20 minutos. Retire o frango do forno e deglaceie o molho da assadeira com a outra garrafa de cerveja Belgian Golden Ale. Em uma panela, com o auxílio de uma colher, remova lentamente a gordura do molho. Leve a panela ao fogo baixo e deixe o molho reduzir por aproximadamente 10 minutos. Com o auxílio de um pincel, passe esse molho no frango e leve-o novamente ao forno a 200 graus por 5 minutos. Repita a operação por mais 2 vezes ou até que o frango esteja dourado. Coloque em um prato e finalize com as ervas frescas.

Divulgação
(foto: Divulgação)
Zabaione com cerveja Stout
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
6 ovos frescos
120 g mel
1 fava de baunilha
60 ml de cerveja estilo stout
16 unidades de morangos frescos
200 g chocolate 70%
3 tipos de malte a gosto
Extrato de malte

Modo de preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria. Passe os morangos no chocolate e reserve. Em uma tigela, coloque as gemas, o mel, a semente da baunilha e a cerveja. Com o auxílio de uma colher de bater, mexa os ingredientes até obter uma gemada fofa. Leve ao banho-maria e cozinha sem parar de mexer. Não deixe a água do banho-maria ferver.

Cozinhe lentamente e não deixe o creme atingir uma textura muito espessa por conta do amargor da cerveja. Retire do fogo e continue mexendo vigorosamente até esfriar. Em uma panela coloque os maltes e uma pitada do extrato de malte. Leve ao fogo baixo e toste levemente. Retire do fogo e reserve.

Em um prato fundo branco, disponha os morangos passados no chocolate. Coloque o zabaione no prato e um pouco sobre os morangos. Finalize com o crocante de malte.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA