Chef Júlia Martins prepara receitas da avó na ceia de Natal da família

Professora preparou especialmente para o 'Degusta' um Pudim de peixe com molho de camarão. Aprenda receita!

21/12/2014 16:17
MARCOS VIEIRA/EM/D. A PRESS
(foto: MARCOS VIEIRA/EM/D. A PRESS)

A chef Júlia Martins, de 33 anos, apesar da pouca idade tem se destacado como uma das boas chefs de Belo Horizonte. Cheia de personalidade, já sabia o caminho que queria seguir assim que concluiu o ensino médio. Queria ir para a França estudar gastronomia, porque em BH não tinha curso na área. A mãe não permitiu que ela realizasse seu sonho antes que fizesse um curso superior.

Não teve escolha a não ser obedecê-la e o que mais se aproximava da sua aptidão era engenharia de alimentos. Prestou vestibular, passou e cursou quatro anos e meio dos cinco anos do curso, e abandonou a faculdade porque não estava satisfeita. A essa altura a faculdade Estácio de Sá tinha aberto o curso de gastronomia em Belo Horizonte. Decidida, Júlia foi realizar seu sonho e se formou em 1998. Já saiu trabalhando como professora, dando aula para mulheres em sua casa, para uma turma.

Além disso, trabalhava no Restaurante Távola. Sua irmã criou a página “Chef Júlia Martins” no Facebook, mas ela investiu muito na rede social, e as turmas de alunas ia aumentando vagarosamente, no boca a boca. Paralelamente, trabalhava como personal chef, com muito sucesso, sendo bastante disputada. Não ficava nem um fim de semana sem trabalho.

Um tempo depois decidiu movimentar o perfil e ficou impressionada com a repercussão. Foram mais de 5 mil curtidas. A procura por aulas aumentou bastante, as turmas se encheram, mas continuava sendo “clube da Luluzinha”. Até que decidiu abrir turmas masculinas, e aí “bombou”.

Dava aulas de segunda a quinta-feira e como esse é o seu maior prazer, acabou largando o trabalho de personal chef. Hoje, só dá aulas. “Para me tirar de casa para fazer um trabalho de personal chef é muito difícil, dá muito trabalho e por isso cobro caro. Não sou bufê, eu mesma vou e faço tudo”, conta. “Meu foco é dar aulas.”

Perguntada sobre o que gosta mais de cozinhar, nem pensa para responder. Dispara “frutos do mar”, mas afirma que não tem especialidade, faz de tudo, menos a comida japonesa fria, porque os quentes ela também domina.

Para Júlia, Natal é união da família e a comida é o elo que fará as pessoas se unirem. “O Natal de nossa família sempre foi na fazenda de minha avó Zezé, em Ponte Nova. Agora que meus avós não estão mais aqui, a ceia é em casa”, explica. O preparo da ceia fica por conta de Júlia e da tia Ana Lúcia Cotta Martins, que também é chef. Apesar de variar sempre, alguns pratos não podem faltar, pois estão presentes desde a época da fazenda e são receitas da avó Zezé. Se não estiverem na mesa a turma “chia”, como o peru, o tender, o camarão e a torta de nozes.

A chef Júlia Martins preparou especialmente para o Degusta, como sugestão para a ceia de Natal, o pudim de peixe com molho de camarão da sua avó Zezé.

Pudim de peixe com molho de camarão
(8 porções)

 

Ingredientes

½kg de pescada amarela limpa, 1 colher de sopa de alho triturado, 1 cebola ralada, 1 xícara de azeite, 125g de manteiga, 1 litro de leite, 150g de farinha de trigo (12 colheres de sopa aproximadamente), 6 ovos, salsinha e cebolinha a gosto, 1 xícara de queijo grana padano ralado, noz-moscada, sal e pimenta-do- reino a gosto

Modo de fazer

Coloque a manteiga em uma panela, acrescente a farinha de trigo e depois entre com o leite fora do fogo. Mexa com um fouet, acrescente as gemas, o queijo, a salsinha e a cebolinha e volte ao fogo para engrossar. Tempere com pimenta-do-reino e noz-moscada. Reserve. Desfie o peixe em tiras pequenas. Refogue o peixe com o azeite, cebola e alho. E misture ao bechamel acima. Prove o sal e acerte os temperos. Bata as claras em neve e misture cuidadosamente na massa. Coloque em uma forma de pudim untada com manteiga e farinha de rosca. Cozinhe em banho-maria no forno a 180 graus por 60 a 80 minutos. Desenforme e sirva com o molho de camarão.

Molho de camarão

Ingredientes


2 latas de tomate pelati, 1 pimentão amarelo ou vermelho, 1 cebola ralada, 2 colheres de sopa de alho, 1 leite de coco pequeno, salsinha, cebolinha e coentro a gosto, azeite, 1 pimenta dedo-de-moça, sal e pimenta-do-reino

Modo de fazer


Refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente o pimentão e a dedo-de-moça. Em seguida, acrescente o tomate pelati e as ervas. Deixe ferver. Bater tudo no liquidificador. Reserve. Na mesma panela, refogue os camarões rapidamente no azeite com alho, tempere com sal e pimenta-do-reino. Coloque o molho acima e uma garrafinha de leite de coco. Acerte os temperos e sirva com o pudim de peixe.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA