Festival Diamantina Gourmet invade restaurantes da cidade histórica

Evento reúne 11 restaurantes com menu especial e shows de nomes como Chico Lobo e Rubinho do Vale

07/11/2014 11:38

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação
Prato do Gringo's Café e Restaurante, um dos onze participantes do Festival Diamantina Gourmet (foto: Divulgação)
A quinta edição do 'Festival Diamantina Gourmet' invade as ruas e restaurantes da cidade histórica mineira a partir desta sexta-feira. O evento, que vai até o dia 16 de novembro, une o melhor da gastronomia da cidade, com pratos exclusivos, a uma variada programação musical. Entre os nomes que agitam a festa estão os violeiros Chico Lobo e Rubinho do Vale.

 

Como já é de costume, o festival desse ano tem um tema: a viola caipira. Os onze restaurantes participantes criaram pratos que trazem como referência a tradição e beleza da viola e, é claro, ingredientes comuns no interior de Minas. É o caso, por exemplo, do Restaurante Apocalipse, que usou a música 'Seguir em frente', de Almir Sater, como inspiração. O resultado foi o prato 'Carrê da Estada', que mistura o sabor da carne de porco com a geleia de gengibre.

 

Conheça os pratos participantes do Festival Diamantina Gourmet 

 

Já o menu da Livraria e Café Espaço B, comandado pelas chefs Beatriz Santana e Daniele Moreira, apostou a na canção 'Romaria', de Renato Teixeira como inspiração. O ingrediente chave, o ora-pro-nobis, tem tudo a ver com a canção e faz direta referência à religiosidade mineira.

ATRAÇÕES MUSICAIS Além das delícias gastronômicas, o Festival Diamantina Gourmet também leva à cidade uma programação musical que vai do clássico da Orquestra Sinfônica de Diamantina, até sons mais contemporâneos, como o do jovem músico Marcos Braccini. E a viola caipira, tema do evento, não podia faltar, e está bem representada com shows de Rubinho do Vale e Chico Lobo. As apresentações se dividem entre o Teatro Santa Izabel e o Mercado Velho.

Para fechar a programação, o evento oferece ainda a exposição Bela Mesa. Na mostra, serão expostas composições de mesas de almoço, jantar e lanche, utilizando utensílios e peças do artesanato regional para recriar a beleza de uma mesa bem posta.

Para mais informações sobre os restaurantes participantes, acesse o site http://festivaldiamantinagourmet.com.br.

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS

07/11 - Sexta-Feira
>>20h - Show Jairo e Juca no Mercado Velho
>>20h - Orquestra Jovem de Diamantina np Teatro Santa Izabel

08/11 - Sábado
>>10h - Show Rubinho do Vale no Mercado Velho
>>21h - Marcos Braccini no Teatro Santa Izabel

13/11 - Quinta-Feira
>> 20h - Bento Ferreira no Teatro Santa Izabel

14/11 - Sexta Feira
>>19h - Bento Ferreira no Mercado Velho
>>20h - Gesão do Vale no Teatro Santa Izabel

15/11 - Sábado
>>10h - Gesão do Vale no Mercado Velho
>>20h - Chico Lobo no Teatro Santa Izabel

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE GASTRONOMIA