Sucesso nos canais pagos, gastronomia ganha espaço na programação aberta

Em forma de reality shows, inseridos como quadros nos programas ou como atração fixa, a nova culinária aposta na emoção e na interação

por Correio Braziliense 04/11/2014 11:29
Band/Divulgação
Ana Paula Padrão e a turma do Masterchef: toque refinado na gastronomia (foto: Band/Divulgação)
A culinária da tevê aberta não é mais a mesma. Foi-se o tempo em que as receitas de Ana Maria Braga, Palmirinha e companhia bela eram o centro das atenções das manhãs e das tardes televisivas. Agora, a alta gastronomia, uma tendência que já tem história nos canais pagos, se populariza nos programas de receita - e de um jeito muito particular.

Em forma de reality shows inseridos como quadros nos programas ou como atração fixa na grade horária, a nova culinária aposta na emoção e na interação com o público, além de pratos sofisticados. "O público em geral quer ver coisas novas. O próprio crescimento da audiência da tevê fechada mostra essa vontade", diz o chef Carlos Bertolazzi, apresentador do 'Cozinha sob pressão', do SBT.

Esse é um dos programas de franquias consagradas na televisão internacional, que têm ganhado a atenção do público. 'Cozinha sob pressão' e 'Masterchef' são competições gastronômicas que estão alavancando as audiências de seus respectivos canais.

O programa da faixa nobre da Band foi produzido por mais de 40 países e é um sucesso de audiência desde 1990, no Reino Unido. Nele, anônimos devem imprimir um padrão sofisticado aos pratos para ganharem um conjunto de prêmios. A versão brasileira deu tão certo que hoje, ainda na metade da primeira temporada, alcança facilmente os sete pontos de audiência, números normalmente desconhecidos do canal no horário.

Já o do SBT ainda caminha para índices melhores. Apesar do horário ingrato, o programa consegue elevar a audiência recebida do Raul Gil no fim das tardes de sábado. O 'Cozinha sob pressão' é uma competição mais profissional, próxima do que acontece nas cozinhas dos grandes restaurantes e tem no temperamento do chef o clímax da disputa.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA