Lanches sem adição de açúcar mantêm o sabor e conquistam público em BH

Guloseimas desenvolvidas em família fazem sucesso com quem escolhe alimentação saudável

por Patrícia Crespo 02/11/2014 12:34

Leandro Couri/EM/D.A Press
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
A dupla “doce e alegria” sempre caminhou de mãos dadas. Associar açúcar ao prazer e a sensações de bem-estar é uma construção milenar. O sabor adocicado inegavelmente tem um valor afetivo relacionado às lembranças da primeira infância. Nascemos, crescemos e envelhecemos buscando o doce de leite. O problema é quando a conta chega e nos deparamos com doenças, dietas e restrições. Abrir mão do açúcar não é tarefa fácil. No entanto, podemos encontrar soluções saborosas no meio do caminho.


Comer sem culpa e com muito prazer é o grande desafio da atualidade. Cada vez mais a informação e a necessidade sobre uma alimentação mais fresca, equilibrada e saudável adentram a mente e conquistam o paladar das pessoas. A crescente preocupação das populações em se alimentar melhor balança mercados, movimenta a economia e é atualmente o viés mais “cult” da gastronomia contemporânea. Os cardápios mais moderninhos devem incluir palavras como vegano, sem glúten, sem açúcar e light em seus itens.


Foi pensando nesse público que a psicanalista Alessandra Bagno Choucair introduziu seus bolos naturais no mix de produtos da franquia Célia Soutto Mayor aberta no Bairro Mangabeiras há quase um ano. As receitas foram desenvolvidas pela família da empresária, que se viu diante de restrições alimentares por causa de um diabetes.

 

Alessandra conta que vende mais de 20 unidades de bolo por dia para um público que não abre mão de degustar um lanche saboroso, com muita qualidade, num lugar acolhedor e aconchegante. Com ingredientes naturais e simples, quem prova aprova e divulga a novidade.


Lojas especializadas em bolos têm feito enorme sucesso por aí. Em São Paulo, nos Jardins, a padaria dos monges do Mosteiro de São Bento, além dos tradicionais bolos de amêndoas e pistaches, comercializa a preços bem salgadinhos seus bolos sem açúcar e sem farinha. Um bolinho no meio da tarde acompanhado de um chá é realmente um momento de felicidade. Se for saudável então, o quitute fica mais charmoso. Os bolos da Alessandra também não levam açúcar, farinha nem gordura e são naturalmente deliciosos. Feitos à base de frutas e aveia, são uma saborosa opção para qualquer um que não abre mão de ter uma alimentação balanceada.


A empresária me passou uma de suas receitas, que tenho o prazer de repassar para nossos leitores. A cada dia me convenço mais de que comida boa é comida simples, feita com ingredientes simples e naturais, como a aveia, que é um carboidrato complexo e que resolve várias necessidades de nosso organismo. Prática e saudável, essa receita pode surpreender a todos quando bater aquela vontade de comer um docinho. Se der preguiça de fazer, a quitanda pode ser encontrada na loja da Alessandra. Bom apetite!
 

Bolo natural de maçã e canela

 

::Ingredientes::

5 maçãs galas sem casca e sementes, 2 bananas nanicas, 200g de aveia flocada, 100g de uvas-passas sem sementes, 5g de canela em pó, 5g de fermento em pó e 1 ovo inteiro.

 

::Modo de fazer::


Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma forma tipo bolo inglês. Fatie uma maçã e arrume-a no fundo da forma. Salpique canela. Bata no liquidificador 4 maçãs, as bananas, o ovo e a aveia. Retire a mistura e acrescente as passas e o resto da canela. Despeje na forma e asse por aproximadamente 20 minutos. 

MAIS SOBRE GASTRONOMIA