Autora francesa ensina receitas vegetarianas tão nutritivas quanto as de carne e peixe

Livro de Valérie Lhomme apresenta 30 opções de pratos que não levam carne

por Laura Valente 12/10/2014 13:24

Valerie Lhomme/divulgação
Tofu com gengibre, cebolinha e brotos de alfafa é fonte de proteínas vegetais (foto: Valerie Lhomme/divulgação)
A francesa Valérie Lhomme não é uma vegetariana radical, mas acabou especializando-se em produzir, fotografar e lançar livros com receitas à base de frutas, verduras, legumes e ovos. Com a prática, o interesse em torno da busca por produtos frescos e orgânicos (cultivados livres de agentes químicos) cresceu e fez com que ela elaborasse pratos cada vez mais ricos, tanto na oferta de ingredientes quanto no valor nutricional. No mais recente lançamento, 'Comidinhas francesas vegetarianas' (tradução de Eric Heneault, Editora Alaúde, 64 páginas, R$ 34,90), ela pretende mostrar que muitas vezes a ausência de carne ou peixe nas refeições não é sinônimo de perda nutritiva ou de sabor.

Já na introdução, a autora avisa que o livro não é dedicado aos vegetarianos radicais, mas, sim, às pessoas que como ela não sentem necessidade de comer carne vermelha, branca ou de caça todos os dias e que se perguntam como substituir as proteínas animais e preparar refeições saudáveis no dia a dia para a família e os amigos. “Amante por natureza de legumes, frutas, ovos e queijos, procurei combiná-los com ingredientes mais nutritivos, ricos em proteínas e de absorção lenta”, registra.

Valérie começou a criar e testar receitas substituindo o pão, as massas e o arroz branco por seus equivalentes integrais, segundo ela também saborosos e mais ricos em fibras, proteínas vegetais e sais minerais. Em seguida, passou a consumir produtos orgânicos, quando diz ter redescoberto alimentos como o tofu (queijo de soja), as leguminosas e os cereais. "A partir de então, passei a escolher produtos frescos, de acordo com a estação do ano, e também a observar sua procedência. Assim nasceram as receitas saudáveis e saborosas do livro”, explica.

Paladares diversos

Por aqui, em plena primavera tropical, com dias tão quentes quanto os de verão, muitas das sugestões da autora podem ser aproveitadas inclusive como refeição principal, caso do canelone com brócolis, gorgonzola e nozes, risoto de legumes verdes ou do cuscuz marroquino de legumes e uvas-passa. A maioria das receitas, no entanto, é relacionada por ela nas categorias de petiscos ou entradas, bocadinhos e sobremesas.

 

Na primeira, há desde pastas como homus, tapenade, alcachofra com raspas de limão siciliano e babaganuche a empanadas de abobrinha e suas flores ou tofu com gengibre, cebolinha e brotos de alfafa. Na categoria seguinte, Valérie destaca legumes recheados com queijo fresco (veja receita na página), torta de azeitonas, tomates confitados e muçarela, omelete de alcachofras, ravióli de queijo de cabra e hortelã.

 

Na última parte do livro, ela sugere cinco receitas de sobremesas, como musseline de frutas vermelhas, panquecas de farelo de aveia e baunilha ou panna cotta com manga e maracujá. Para finalizar, um convite da autora. “Não pense que um único dia sem carne ou peixe é prejudicial. Experimente preparar e saborear um espaguete com legumes, salada de lentilhas ou um tofu macio com gengibre. Que tal ser vegetariano, pelo menos de vez em quando?”

 

Legumes recheados com queijo fresco

Ingredientes (quatro porções)
4 abobrinhas redondas pequenas, 4 cebolas roxas médias, 5 pimentões vermelhos ou amarelos pequenos, 2 dentes de alho sem casca e sem miolo (germe), 3 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1 maço de salsinha, 300g de queijo de cabra fresco, 50g de parmesão ralado na hora, sal e pimenta-do-reino
moída na hora.

Modo de fazer
Lave as abobrinhas, as cebolas e os pimentões. Corte uma pequena tampa ao lado do cabinho e reserve. Com uma faca pequena , circunde a polpa das abobrinhas e o miolo das cebolas. A seguir, pique o que foi removido. Retire as sementes e a parte branca dos pimentões. Corte um deles em cubinhos. Mergulhe os legumes em uma panela com água fervente salgada por 5 minutos e depois escorra. Pique o alho bem miudinho.

 

Coloque uma colher de azeite em uma panela e frite ligeiramente o alho. A seguir, coloque os legumes picados e os cubinhos de pimentão e refogue por 5min. Deixe esfriar. Lave e pique as folhas de salsinha. Amasse o queijo de cabra com um garfo e misture a salsinha e os legumes refogados. Tempere com sal e pimenta a gosto. Preaqueça o forno a 180 graus. Recheie os legumes com a mistura de queijo de cabra, regue com o restante do azeite e salpique parmesão ralado. Cubra cada legume com a tampa reservada e leve ao forno por cerca de 35 minutos. Sirva os legumes recheados quentes ou frios, acompanhados de uma salada
de folhas variadas.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA