Feirinha Aproxima volta neste sábado ao Mercado Distrital do Cruzeiro

Ao todo, chefs e produtores de queijos, doces entre outros vão participar em trinta barracas

por Eduardo Tristão Girão 03/10/2014 08:21
Carol Thusek/Divulgação
O público transformou a feirinha num grande sucesso. A diversidade de produtos ajuda bastante (foto: Carol Thusek/Divulgação )
Já consolidada como programa para o público interessado em gastronomia, a Feirinha Aproxima terá sua quarta edição sábado, das 10h às 17h, no Mercado Distrital do Cruzeiro. São 30 barracas, divididas entre chefs de BH e produtores mineiros de queijos, doces, café, azeite, quitandas, defumados e frutas, entre outros itens. A principal novidade, desta vez, é a colaboração entre as duas partes em receitas preparadas com o que é trazido para o evento.


O chef Caetano Sobrinho, do restaurante A Favorita, vai preparar no local duas receitas com esse objetivo: um pastel de queijo Catauá (de Coronel Xavier Chaves) com geleia de pimenta e uma sobremesa clássica da casa, o corneto crocante recheado com mascarpone, servido com sorvete de baunilha e frutas vermelhas (amoras e framboesas), cultivadas no Sítio Juranda, em Campestre. Outros produtos serão testados dessa mesma forma, incluindo derivados de jabuticaba de Sabará.

Carol Thusek/Divulgação
Guilherme Ferreira, produtor de queijo da Serra da Canastra (foto: Carol Thusek/Divulgação )
“Todos os dias, pelo menos três ou quatro pessoas ligam para a gente querendo participar da feirinha, entre produtores e chefs”, conta Eduardo Maya, organizador do evento. A seleção dos produtores que participam de cada edição da feira (realizada sempre no primeiro sábado de cada mês), é feita por ele, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequnas Empresas (Sebrae) e Fetaemg (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de MG).

Eduardo Maya revela que esteve em São Paulo recentemente para realizar edição da Feirinha Aproxima por lá. “A ideia é levar cerca de 15 produtores mineiros, num total de 100 produtos, estimulando os chefs de lá a usar os produtos daqui. Mas não fugiremos do nosso conceito e não vamos misturar as coisas. Sempre Minas”, adianta. Há negociações semelhantes no Rio de Janeiro.

Cerveja Entre os demais produtores que estarão na feira amanhã estão Terra Forte (cachaças e licores), Oliq (azeite), João Melo (queijo de Serra do Salitre), Jabuticaba Gourmet (derivados da fruta), Serra Negra (iogurte integral e leite), Real Defumados (cortes suínos, tilápia, frango e ovo de codorna), Dona Roxa e Quitanda de Minas (doces, geleias, licores e quitandas), Doces da Christy (goiabada, mangada e bananada) e Pastree (geleia e derivados de tomate).

Outro destaque é a participação de cervejarias locais (a maioria delas de origem mineira), que comparecem com veículos equipados com chopeiras e já garantiram espaço no evento, batizado de “Largo das artesanais”. Entre elas, Inconfidentes (fábrica que reúne as marcas Grimor, Vinil e Jambreiro), Küd, Falke Bier e Colorado.

Feirinha Aproxima
Sábado, das 10h às 17h, no Mercado Distrital do Cruzeiro (Rua Ouro Fino, 452, Cruzeiro). Informações na página do evento no Facebook. Entrada franca.

 

Leia mais no Blog do Girão.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA