Chefs de BH vão preparar 800 kg de comida mineira no Brazilian Day, em Nova York

Representantes de restaurantes renomados em Belo Horizonte vão servir tropeiro e mexido ao público do evento nos EUA, estimado em 2 milhões de pessoas

por Bossuet Alvim 29/08/2014 18:53

 Marcelo Wanderley/Divulgação
Os chefs Ivo Faria (Vecchio Sogno), Leonardo Paixão (Glouton) e Flávio Trombino (Xapuri) representam a alta gastronomia mineira no Brazilian Day, evento que celebra cultura verde e amarela nos EUA (foto: Marcelo Wanderley/Divulgação)
No coração de Nova York, saudades do Brasil: o sabor da comida mineira vai resgatar lembranças entre os 2 milhões de frequentadores previstos para o Brazilian Day, evento que celebra a cultura verde e amarela no próximo domingo, 31, em plena Sexta Avenida, região central de Manhattan. Os mineiros Flávio Trombino, do Restaurante Xapuri, Ivo Faria, do Vecchio Sogno e Leonardo Paixão, do Glouton, defenderão a bandeira do estado com receitas que são joias na coroa da culinária regional. O público do evento poderá desfrutar do 'Big tropeiro' e do 'Mexidão mineiro', em receitas que vão render 800 quilos de comida para cerca de 4 mil pratos.

Para Flávio, que herdou de sua mãe o comando do tradicional Xapuri no último mês de março, a participação na maior reunião da população brasileira nos EUA é mérito que faz jus à trajetória da chef Nelsa Trombino. "Estou seguindo os passos da minha mãe, que tem experiência em cozinhar fora do Brasil. Essa é a minha primeira vez", ele observa.

O trio de especialistas em comida mineira foi selecionado pela organização do Gastronomia na Praça, feira de alta gastronomia que chegou a reunir 30 mil pessoas em sua segunda edição na Praça do Papa, no último mês de junho. No Brazilian Day, a cozinha será montada em um estande de 120 metros quadrados, próximo ao palco principal. "É o que chamamos de ‘cozinha show’, já que o os chefs vão cozinhar ao vivo, na frente dos clientes", explica Jordane Macedo, um dos diretores da Foodie Brazil, organizadora do Gastronomia na Praça em seu desdobramento internacional.

 

A organização espera servir oito pratos por minuto. Para o Big Tropeiro, as estrelas da receita são o bacon (60 quilos), linguiça de porco (10 quilos), torresmo (40 quilos) e feijão (80 quilos). O Mexidão mineiro vai levar arroz (100 quilos) e quantidades iguais de costelinha, linguiça e lombo (34 quilos).

Facebook/Foodie Brazil/Reprodução
Trio de chefs e organizadores exibem panela gigante, onde serão preparados 800 kg de comida (foto: Facebook/Foodie Brazil/Reprodução)
"A sensação de estar aqui em Nova York é maravilhosa, já fomos muito bem recebidos e muita gente aqui aguarda o dia da festa para nos prestigiar", comemora Flávio. "Espero agora corresponder à grande expectativa dos nossos conterrâneos de matar um pouco da saudade, por meio da gastronomia, da nossa Minas Gerais", complementa o chef.

A programação de shows do Brazilian Day inclui Ivete Sangalo — uma das personalidades mais constantes nas edições recentes do evento — além do sertanejo Daniel. Criado em 1984, o festival de cultura brasileira tornou-se atração fixa do calendário nova-iorquino, e a 46th Street, onde o movimento se iniciou, ficou conhecida na cidade como 'Brazilian Street'.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA