Encontro Gastrô 2014 anuncia nesta terça os grandes nomes da cena gastronômica de BH

Entrega dos prêmios acontece na Serraria Souza Pinto. Público participou pela internet na escolha dos vencedores

por Carolina Braga 26/08/2014 08:40
LEANDRO COURI/JUAREZ RODRIGUES/PAULA HUVEN/ESP. EM/D.A PRES
Na foto, Leonardo Paixão, do Glouton; Caetano Sobrinho, do A Favorita e Rodrigo Fonseca, do Taste-Vin (foto: LEANDRO COURI/JUAREZ RODRIGUES/PAULA HUVEN/ESP. EM/D.A PRES)
Foram mais de 187 mil votos pela internet e chegou a hora do público conhecer quais são os melhores restaurantes e profissionais da gastronomia de Belo Horizonte, segundo o ranking elaborado pela Revista Encontro. A premiação chega à 12ª edição trazendo resultado que equilibra a opinião especializada de 50 jurados com a escolha popular. Os vencedores serão revelados hoje, às 20h, em uma festa na Serraria Souza Pinto.


Este será o quinto ano consecutivo em que o internauta é convidado a ajudar a avaliar os estabelecimentos da capital. A participação é valiosa, já que o vencedor na rede  ganha três pontos na contagem final, o que pode definir a parada. “As pessoas que vão esperando os vencedores habituais terão surpresas muito positivas, o que demonstra o dinamismo do mercado de gastronomia de BH”, comenta André Lamounier, diretor da Encontro.


De acordo com ele, como o ano de 2014 foi atípico, com o fechamento de algumas casas e reestruturação de outras, o resultado reflete esse momento de mudanças. “Mostra como a gastronomia da cidade passa por um processo de modernização. Jovens estabelecimentos e profissionais começam a emergir”, analisa.


O prêmio Encontro Gastrô 2014 tem 38 categorias, divididas em lanches e guloseimas, diversão, restaurantes boa mesa, sabores regionais e alta gastronomia. Há também os prêmios para melhor restaurante do ano e revelação, as categorias mais esperadas – e disputadas. Entre os profissionais, são escolhidos barman, chef, chef revelação, maître e sommelier.


De acordo com André Lamounier, os jurados votam a partir de uma lista de indicados pela revista, mas com liberdade total de escolha. “A lista é sugestiva, não é obrigatória. Se o jurado entender que tem outra casa que não figura nela, pode votar”, explica. Há regra especial apenas para as categorias de restaurante e chef revelação. “Fizemos uma pesquisa para saber quem tem se destacado no mercado desde o lançamento da revista do ano passado. No caso do chef revelação, tem que ter aparecido na cena gastronômica da cidade nos últimos 12 meses”, destaca.


Ao prêmio de chef revelação 2014 concorrem o italiano Simone Biondi, responsável pela cozinha do Est Est Est; a dupla Flávio Fantini e Matheus Ballesteros, que divide o fogão na cantina Nonna Carmela – dois estabelecimentos dedicados aos sabores da Itália –; além de Flávio Trombino, herdeiro de Nelsa Trombino no comando do Xapuri. Já os concorrentes a restaurante revelação, assim como o melhor restaurante do ano, serão revelados somente esta noite.


Campeão no ano passado, Rodrigo Fonseca, do Taste-Vin, concorre novamente ao prêmio de melhor chef do ano, disputando a indicação com Caetano Sobrinho, do A Favorita, e Leonardo Paixão, do Glouton. Frequente em premiações da área, o chef Ivo Faria, do Vecchio Sogno não pode mais concorrer, já que venceu por cinco vezes consecutivas. “O Ivo agora é hors concours”, brinca André.
Como Lamounier salienta o Encontro Gastrô tem importância no mercado e repercute porque reflete de forma muito fidedigna como é a gastronomia da cidade. “Rica e com diversidade. Assim é o mineiro”, completa.

Profissionais ndicados


Melhor chef

Rodrigo Fonseca (Taste-Vin)
Caetano Sobrinho (A Favorita)
Leonardo Paixão (Glouton)

Chef revelação
Flávio Trombino (Xapuri)
Simone Biondi (Est Est Est)
Flávio Fantini e Matheus Ballesteros (Nona Carmela)

Melhor barman
Saito Pereira (Na Mata Café)
Diego Cruz (CCCP)
João Morandi (Speciali Pizza Bar)

Melhor maître
Geraldo Lima (Villa Roberti)
Rogério Oliveira (Vecchio Sogno)
Robson Freitas (A Favorita)

Melhor sommelier
Denis Marconi (Taste-Vin)
Renato Costa (Villa Roberti)
Jefferson Dantés (Mes Amis)


ENCONTRO GASTRÔ 2014
Nesta terça, às 20h, na Serraria Souza Pinto, Av. Assis Chateaubriand, 809, Centro, (31) 3213-3434. Para convidados.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA