Chef Leticia Massula apresenta o tempero brasileiro a britânicos e outros estrangeiros

Comensais de diversas nacionalidades entram em contato com a cozinha regional no canal BBC

por Mírian Pinheiro 20/07/2014 13:49

BBC/divulgacao
Leticia Massula: chef mineira é atração na programação da britãnica BBC (foto: BBC/divulgacao )
Letícia Massula é mineira de Uberlândia e chef. Sua marca registrada é a cozinha regional – com muita pimenta, paixão que tem tatuada no punho. Há alguns meses, Letícia foi contratada pelo canal inglês BBC e lá tem feito muitas receitas verde-amarelas que não são só pra inglês ver. Os programas exibidos em diversos países são gravados na casa da chef, na Vila Madalena, em São Paulo, e sempre contam com um convidado à mesa para degustar as delícias.


Em todos os programas, Letícia leva o espectador a conhecer os mais diferentes pratos do Brasil. Também acompanha das compras à chegada de convidados especiais que vêm conversar com ela e, claro, experimentar o menu do dia, passando ainda por cada passo do preparo. O Brazil cook book é transmitido no canal BBC HD, disponível em operadoras de canais fechados, todos os finais de semana, a noite.


Na cozinha de sua casa, Letícia explora diversas regiões brasileiras atrás de ingredientes e pratos que mostram a diversidade gastronômica do país. Mas, em vez de só focar as divisões geográficas, ela explora aspectos culturais únicos, como a culinária das festas infantis e das barracas ao redor dos estádios de futebol.

 

"Além de focar a cozinha regional, quis fazer episódios especiais. Por exemplo, o Brasil é um dos poucos países onde se vende comida na praia. Procuramos investir nesse tipo de coisa, no lugar de só dividir por regiões", explica Letícia. No cardápio da chef da última semana, iguarias do Rio Grande do Sul. Seguem então três receitas gaúchas de Letícia que prometem abrir o apetite de qualquer torcida.

Polenta na chapa com nata fresca

• Ingredientes
Para a polenta: 250g de fubá mimoso; 1,5l de água ou caldo de legumes; 100g de manteiga; sal e pimenta-do-reino a gosto. 3 colheres de sopa de azeite , 1 colher de erva-mate. Para a montagem: nata; flor de sal; brotos verdes; 3 colheres de sopa de azeite.

Modo de fazer
Polenta: Aqueça o fundo de legumes com sal. Comece a polvilhar com o fubá, mexendo sempre com um fouet para não criar grumos. Depois de agregar todo o fubá, deixe que cozinhe em fogo baixo por 30 minutos. Acrescente a manteiga, misture bem. Ajuste o sal. Vire a polenta em um refratário e deixe esfriar. Corte em fatias de mais ou menos 5cm x 10cm. Aqueça uma frigideira antiaderente. Disponha as fatias de polenta e vá virando os lados até que “brustole”, ou seja, até formar uma crosta escura de todos os lados.


Aqueça o azeite. Acrescente a erva-mate. Desligue o fogo e deixe pegando gosto. Coe antes de usar. Montagem: Em um prato, disponha a polenta, sobre ela uma colher de nata. Disponha os brotos, regue com azeite e polvilhe com flor de sal.

Arquivo pessoal/reprodução
Arroz de carreteiro é um dos pratos preparados por Massula (foto: Arquivo pessoal/reprodução)
Arroz de carreteiro (serve 6 porções)

Ingredientes:

1kg de sobras de carne de churrasco ou charque dessalgado e cortado em cubos; 2 cebolas brunoise (cubos mínimos); 6 dentes de alho brunoise (cubos mínimos); 8 dentes de alho inteiros com casca; 3 pimentas bodinha; 1/2 xícara de chá de talos de salsinha e de cebolinha laminados finamente; 3 xícaras de chá de arroz lavado até sair a goma e a água ficar clara; 3 colheres de sopa de salsinha laminada; azeite de oliva; sal a gosto.

Modo de fazer:

Para dessalgar o charque, deixe os cubos de molho em água dentro da geladeira durante 24 horas. Nesse período, troque a água no máximo a cada 4 horas. Sue a cebola, pimentas e os talos em um fio de azeite e uma pitada de sal. Junte a carne, doure até formar uma crosta no fundo da panela. Acrescente um copo de água e com ele roube a cor da rapa, deixe ferver, reduzir até formar a rapa novamente. Repita esse processo duas vezes.

 

A carne vai ficar com uma cor linda, cobre escuro, caramelizada, cheia de sabor. Hora de o alho ir para a panela, os cubinhos e os dentes inteiros (que vão ficar doces e cremosos depois de cozidos), até suar. Junte o arroz e refogue bem, até que todos os grãos de arroz estejam aquecidos e transparentes. Junte água fria até cobrir o conteúdo da panela e passar um dedo, experimente e ajuste o sal. Com a panela aberta e o fogo alto, deixe ferver e reduzir todo o líquido até aparecerem os furinhos de calor no arroz. Tampe a panela, abaixe o fogo ao mínimo. 15 minutos são suficientes.

Gelatina Rei Alberto

Ingredientes:

doce de uva preta - 400g de jabuticaba ou uva preta; 200g de açúcar cristal; 1 colher de sobremesa de amido de milho; água até cobrir as uvas. Para o doce de ovos: 250g de açúcar refinado; 150ml de água; 12 gemas de ovos caipira peneiradas. Para a gelatina de pitanga: 300g de pitanga; 3 colheres de sopa de açúcar; 1 colher de café de suco de limão; 1,2g de ágar-ágar (para cada 200ml de líquido).

• Modo de fazer:

Doce de uvas - Coloque as uvas em uma panela de fundo grosso e cubra com água. Deixe levantar fervura e assim que os frutos estourarem e a água estiver bem colorida, coe numa peneira fina e meça 400ml desse caldo. Volte com o caldo para a panela, junte o açúcar e o amido, abaixe o fogo e cozinhe até o ponto de doce mole.

Doce de ovos: Levar a água e o açúcar ao fogo até dissolver e virar uma caldinha. Retirar do fogo e deixar baixar a temperatura. Acrescentar as gemas, revolver bem rápido com o fouet e levar ao fogo até aquecer. Retirar do fogo, mexer sem parar até esfriar em banho-maria invertido (água e gelo). Reservar

Gelatina de pitanga: Disponha as pitangas, o suco de limão e o açúcar em uma panela tampada. Leve ao fogo por 6 minutos. Desligue e deixe esfriar na panela tampada. Coe a calda de pitangas. Acrescente água até obter 200ml de calda. Acrescente o ágar-ágar. Levar ao fogo até ferver. Retire do fogo.

• Montagem:

Disponha em copinhos de cachaça: uma camada de doce de uvas, uma de doce de ovos e finalize com a gelatina de pitanga. Lâminas de amêndoas no topo a deixam ainda mais gostosa.





MAIS SOBRE GASTRONOMIA